Vivienne Westwood posa como modelo de sua marca em casa

Em meio ao isolamento social, Vivienne Westwood foi fotografada pelo marido Andreas Kronthaler para sua nova campanha e deu uma aula de como apresentar uma coleção com criatividade, sensibilidade e bom humor.


origin 200



Rolar o feed do Instagram nem sempre é interessante. Muitas vezes, antes mesmo de abrirmos o aplicativo já conseguimos imaginar o que veremos ali, principalmente quando falamos de conteúdo produzidos por marcas. Neste momento de quarentena, especialmente, foram poucas as que tiveram o tato necessário para se comunicar de forma genuína e criativa, além de se conectar com o momento.

Na quarentena, a indústria da moda já não tinha mais os cenários extraordinários, as viagens mirabolantes e as equipes enormes disponíveis para o desenvolvimento de uma campanha, por exemplo. Dentro das muitas limitações de uma pandemia, as marcas se viraram para cumprir os prazos e entregar o que era preciso, os vídeos e imagens apresentados, em sua maioria, ainda estavam presos às datadas formas de fazer moda. Vivienne Westwood, no entanto, de forma despretensiosa, entendeu o óbvio: para se comunicar nas redes, a grandiosidade que costuma envolver a construção de imagens de moda não é um fator essencial.

data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/CBTW1ldgDbi/?igshid=agynyj9sbw8w" data-instgrm-captioned data-instgrm-version="4" style="background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:658px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% - 2px); width:calc(100% - 2px);">

Para se animar durante o período do isolamento social, a estilista britânica começou a se produzir daquele jeito Westwood que já conhecemos. De forma bem caseira, seu marido Andreas Kronthaler começou a registrar momentos e compartilhá-los em seu Instagram pessoal. E isso virou um sucesso. Os looks provocadores e aspiracionais da marca da designer ficaram ainda mais fascinantes quando vistos na própria Vivienne que, aos 79 anos, transborda beleza e vivacidade. Como se não bastasse, muitas das imagens vieram ainda acompanhadas por reflexões sobre a crise climática e o atual cenário político (vale lembrar que Vivienne se prendeu em uma gaiola no mês passado como uma forma de protestar contra a extradição do jornalista Julian Assange).

O casal gostou tanto da experiência que resolveu ir mais longe. Para a campanha de inverno 2021 da marca, a dupla decidiu seguir a mesma ideia. A coleção, que é uma collab entre os dois e já foi desfilada em fevereiro durante a Paris Fashion Week, foi fotografada pelos próprios. O casal assinou cada detalhe da produção e o resultado, divulgado na última semana, é surpreendente. As peças são uma espécie de declaração à sustentabilidade, incorporando algodão orgânico e tecidos reciclados, que ao ganharem vida na força de Vivienne se tornam ainda mais impactantes. A estilista prova que com sensibilidade e bom humor, criar pode ser uma catarse, até mesmo em meio ao caos.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes