Moda

Vivienne Westwood posa como modelo de sua marca em casa

Em meio ao isolamento social, Vivienne Westwood foi fotografada pelo marido Andreas Kronthaler para sua nova campanha e deu uma aula de como apresentar uma coleção com criatividade, sensibilidade e bom humor.

Andreas Kronthaler
PUBLICIDADE

Rolar o feed do Instagram nem sempre é interessante. Muitas vezes, antes mesmo de abrirmos o aplicativo já conseguimos imaginar o que veremos ali, principalmente quando falamos de conteúdo produzidos por marcas. Neste momento de quarentena, especialmente, foram poucas as que tiveram o tato necessário para se comunicar de forma genuína e criativa, além de se conectar com o momento.

Na quarentena, a indústria da moda já não tinha mais os cenários extraordinários, as viagens mirabolantes e as equipes enormes disponíveis para o desenvolvimento de uma campanha, por exemplo. Dentro das muitas limitações de uma pandemia, as marcas se viraram para cumprir os prazos e entregar o que era preciso, os vídeos e imagens apresentados, em sua maioria, ainda estavam presos às datadas formas de fazer moda. Vivienne Westwood, no entanto, de forma despretensiosa, entendeu o óbvio: para se comunicar nas redes, a grandiosidade que costuma envolver a construção de imagens de moda não é um fator essencial.


Para se animar durante o período do isolamento social, a estilista britânica começou a se produzir daquele jeito Westwood que já conhecemos. De forma bem caseira, seu marido Andreas Kronthaler começou a registrar momentos e compartilhá-los em seu Instagram pessoal. E isso virou um sucesso. Os looks provocadores e aspiracionais da marca da designer ficaram ainda mais fascinantes quando vistos na própria Vivienne que, aos 79 anos, transborda beleza e vivacidade. Como se não bastasse, muitas das imagens vieram ainda acompanhadas por reflexões sobre a crise climática e o atual cenário político (vale lembrar que Vivienne se prendeu em uma gaiola no mês passado como uma forma de protestar contra a extradição do jornalista Julian Assange).

PUBLICIDADE

O casal gostou tanto da experiência que resolveu ir mais longe. Para a campanha de inverno 2021 da marca, a dupla decidiu seguir a mesma ideia. A coleção, que é uma collab entre os dois e já foi desfilada em fevereiro durante a Paris Fashion Week, foi fotografada pelos próprios. O casal assinou cada detalhe da produção e o resultado, divulgado na última semana, é surpreendente. As peças são uma espécie de declaração à sustentabilidade, incorporando algodão orgânico e tecidos reciclados, que ao ganharem vida na força de Vivienne se tornam ainda mais impactantes. A estilista prova que com sensibilidade e bom humor, criar pode ser uma catarse, até mesmo em meio ao caos.

Andreas Kronthaler

Campanha Vivienne Westwood Inverno 2021


Desfiles digitais de alta-costura e das semanas de moda masculina apontam novo caminho para uma comunicação mais abrangente e acessível.

Neste Pivô, analisamos a lista de indicados pelo CFDA em 2020 que gerou um debate sobre quem é realmente reconhecido na moda. Toda segunda-feira, a redação comenta as principais notícias de moda da semana.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE