PUBLICIDADE

"Comecei a desenhar essa coleção enquanto estava filmando a passada", fala Luiz Cláudio, de sua casa em Belo Horizonte. Na edição anterior da SPFW, o estilista e fundador da Apartamento 03 apresentou um desfile emocionante inspirado no livro Ensaio Sobre A Cegueira, de José Saramago. A ideia era dar continuidade à referência literária e criar algo sobre a publicação seguinte do autor, Ensaio Sobre A Lucidez. "Mas estamos longe de qualquer tipo de lucidez", desabafa.

A solução foi continuar criando com uma ideia de mundo pós-pandemia, com vacina braço de todos. "Comecei a pensar como será quando tudo isso passar, quando pudermos sair na rua, abraçar, ver uns aos outros", conta o estilista. Por enquanto, essa visão é ainda um tanto limitada, quase sempre da janela de casa. Foi dela, aliás, que saiu um dos principais elementos da coleção: as folhas e flores de uma quaresmeira.

O motivo aparece como estampa, bordado, renda e aplicação e informa também alguns tons da cartela de cores. "Queria que esse vídeo fosse sobre esperança, para mostrar um pouco de alegria em meio a tanta coisa horrível que estamos vivendo", explica Luiz. Daí a intensidade e vivacidade da paleta, as formas leves e fluídas. Tem a ver também com fator humano. Não só a falta dele nas nossas vidas, nos últimos tempos, mas também no sentido de mão de obra. O estilista tem apreço especial pelo trabalho de ateliê e, afastado de tudo isso, quis reforçar um pouco do valor tátil.

PUBLICIDADE

"Ao mesmo tempo, não queria ser otimista demais, nem alienado. Fala-se tanto que devemos ser positivos, porém não tem como ante tanta dificuldade", continua para explicar o rigor dos blazers e formas de alfaiataria, que funcionam quase como um equilíbrio entre expectativa e realidade.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE