Boho chic: o que é o estilo e como aderir à tendência
O boho chic é promessa para 2025, e aqui contamos tudo que você precisa saber sobre o estilo.

Você já deve ter ouvido por aí que o boho chic promete voltar com tudo este ano. O estilo dominou o look de celebridades e fashionistas, como Nicole Richie, Sienna Miller e Mary-Kate Olsen, durante os anos 2000 e ganha fôlego novamente nas coleções de verão 2025 de marcas consagradas, como as francesas Saint Laurent e Chloé.
Mary-Kate Olsen no desfile de verão 2007 da Zac Posen. Foto: Getty Images
LEIA TAMBÉM: Mary-Kate e Ashley Olsen: 6 peças que definem o estilo das gêmeas
O que é o boho chic?
Apesar do termo ter ganhado força entre os anos de 2005 e 2006, suas influências existem na moda e no vestuário há séculos. Boho é uma abreviatura da palavra bohemian, que no português significa boêmio. Povos nômades, especialmente os Romani, norteiam a leitura visual deste estilo, que no século 20 chegou ao mainstream com o ascensão dos movimentos de contracultura após a Segunda Guerra Mundial.
Naquele momento, prevaleciam roupas leves, sem rigor ou estruturas muito marcadas, decoradas com cores terrosas e estampas lúdicas (você deve se lembrar da força do tie-dye na década de 1970). Franjas, ponchos, roupas de linho e camurça também dominavam as produções, representadas na grande mídia a partir de músicos como Janis Joplin, Stevie Nicks e Jimi Hendrix, por exemplo.
Janis Joplin Foto: Getty Images
Nas passarelas, o estilista Yves Saint Laurent apresentava sua interpretação do boêmio a partir de vestidos-túnicas e acessórios trançados de couro. Na Celine, saias esvoaçantes, lenços e blusas de seda com gola alta traduziam o espírito da época.
Tais elementos, aos poucos, foram se desvencilhando da moda popular com a chegada do maximalismo oitentista, apesar de nunca terem sido completamente abandonados por algumas marcas que levam seu DNA. E eles só retornam à cultura pop no começo do novo milênio, com Kate Moss sendo um dos maiores símbolos desse “novo boêmio”.
À frente do guarda-roupa de celebridades como a atriz Mischa Barton, a estrela de reality show Nicole Richie e, em um primeiro momento, as irmãs Olsen, a stylist estudidense Rachel Zoe também é outro nome de destaque para entender o apelo mais “chique” dado ao boho nessa nova fase.
Suas clientes – e ela própria – estavam sempre na companhia de uma calça flare, lenços impactantes, chapéu fedora, sandálias anabela (ou com meia-pata), braceletes imponentes e óculos de sol máxi e redondos.
Rachel Zoe e Mischa Barton. Foto: Getty Images
LEIA TAMBÉM: 6 LOOKS BOHO ELEGANTES E VERSÁTEIS
O boho chic em 2025
Corta para 2025 e muitos apontam o retorno do boho chic como uma das principais tendências de moda para o ano. A previsão é explicada, sobretudo, pela chegada de Chemena Kamali à direção criativa da Chloé.
Inverno 2024 da Chloé. Foto: Getty Images
Desde de sua primeira coleção para a marca, apresentada em março do ano passado, a estilista faz barulho pela retomada dos códigos mais boêmios atrelados à etiqueta. Entre as criações, se destacam vestidos e batas esvoançantes com babados, roupas transparentes com renda, botas de camurça ou couro.
Na temporada de desfiles para verão 2025, outras marcas trouxeram o gostinho boho chic para seu portfólio. Na Saint Laurent, colares de pedraria, casacos de camurça e saias volumosas dividiam espaço com a alfaiataria completa, também com um charme setentista. Já na Isabel Marant cores vibrantes, como o pink, o vermelho e o laranja, injetavam uma descontração às peças caprichadas nas franjas e bordados. É esperar para ver se a moda pega também nas ruas.
Verão 2025 da Isabel Marant. Foto: Getty Images
LEIA TAMBÉM: COMO ADERIR À TENDÊNCIA BOHO EM 2025
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes