Brechó na bike

Rafael Anic, do 3V, garimpa as jaquetas mais cool do Instagram em mochilões pelo mundo.


wKiiXikk origin 975



Rafael Anic nunca foi do tipo fashionista. Antes de montar o 3V, brechó de jaquetas vintage que em menos de um ano já é sucesso no Instagram, ele dedicava seu tempo a mochilões pelo mundo. “Sou escoteiro, minha pira sempre foi ao ar livre”, diz ele. Foi só em 2017 que as coisas mudaram de rumo. Na época, sua irmã, Luara, sugeriu que ele começasse a trazer roupas de segunda mão para vender no Brasil e bancar os custos das viagens. “Estava na Croácia. Nunca fui do mundo da moda e das roupas, mas gostei da ideia e comecei a pesquisar”, relembra.

Com uma passagem promocional, Rafa seguiu para Portugal e iniciou o garimpo. “Passei pela Sérvia, França, Espanha, Hungria e em cada parada ia atrás de tudo ligado à revenda de roupas”. Seguindo a intuição, decidiu apostar primeiro nas jaquetas, por ter uma familiaridade maior com a peça. “Sempre partiu de um gosto pessoal meu e não de ficar buscando marcas específicas”, conta ele que, apesar do pouco conhecimento fashion, sabia que grifes como Columbia, Adidas e North Face eram bons nomes para o start. E acertou. “As jaquetas venderam em minutos. Daí, fui orquestrando mais, porém sem experiência nenhuma, só com o conhecimento de corres.”


yQHh62O3 image 1267 scaled
Cartazes feitos por Rafael Anic para colaborações durante sua viagem de bicicleta pela América Latina.Foto Cortesia/Rafael Anic

Expert em roteiros low budget, rapidamente planejou os próximos passos, sempre associando o garimpo vintage a rolês ao ar livre. “Voltei da Europa no fim de 2018 e, em maio de 2019, saí de bicicleta da minha casa, em São Paulo, e fui até a Bolívia.” Foram cinco meses de bike pela América Latina, passando pelos lugares mais inóspitos, como o Salar de Uyuni, onde chegou a dormir por uma noite, sem saber que corria o risco de ser atropelado por caminhões de tráfico clandestinos que andavam sem farol pelo deserto de sal durante a madrugada. “Dormíamos em ginásios, nos canos debaixo da estrada, acampamos em ruínas e rodoviárias”, conta ele, que ainda precisou de esforço e foco dobrado para carregar todo o garimpo vintage no bagageiro da bicicleta.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes