Bruno Cardoso, da usejoias, lança rifa solidária para ajudar vítimas do RS

São 200 mil reais em peças, 132 marcas nacionais, 10 mil rifas e 500 mil reais em doações se todos os bilhetes forem vendidos.


usejoias
Campanha do primeiro drop da usejoias de 2024. Foto: Mateus Rubim



Dias antes do designer gaúcho Bruno Cardoso, 28, lançar o colar Alberto na usejoias, grife criada pelo próprio em 2019, começou a chover no Rio Grande Sul. O resultado foi a maior tragédia que o estado já viveu. Até o fechamento desta matéria, 450 das 497 cidades foram afetadas. Nelas, 615 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e 147 mortes foram confirmadas. O prédio onde ficava seu primeiro ateliê, em Porto Alegre, ficou inundado. Já nos primeiros dias do desastre, o designer criou uma rifa solidária na própria marca para ajudar as vítimas.

Indignado, ele começou a mencionar grifes brasileiras no Instagram e questionar o que elas estavam fazendo para ajudar. Em alguns dias, a notícia já tinha se espalhado e várias delas entraram em contato para doar peças importantes e looks completos. Foi assim que nasceu “A Maior Rifa Solidária do Brasil”, totalizando 132 nomes da indústria nacional. como Alexandre Herchcovitch, Marina Bitu e Martins. O valor das peças chegou a cerca de 200 mil reais. Se as 10 mil rifas forem vendidas, 500 mil reais serão destinados a pessoas e famílias atingidas.

Leia mais: usejoias, nova marca gaúcha acaba de se mudar para São Paulo

A usejoias já começou sua história questionando. A etiqueta nasceu de um estudo de joias como demarcadores de gênero – um desdobramento do seu TCC em design na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bruno se mudou para São Paulo em novembro de 2022 e, desde então, lançou algumas peças de prata que se tornaram hit. Exemplos? Os anéis Gabriel e Romeo e a coleção Margot. Os itens podem ser comprados no site oficial da marca e uma nova coleção completa será lançada em setembro.

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes