Carolina Herrera fará desfile no Brasil em junho

No embalo da notícia da apresentação da coleção resort 2024 em solo carioca, revisitamos algumas coleções sob a direção criativa de Wes Gordon e contamos detalhes sobre a nova fase da marca.


O diretor criativo da Carolina Herrera, Wes Gordon, aparece em meio às modelos no fim do desfile de outono/inverno 2023
Carolina Herrera, atualmente sob direção criativa de Wes Anderson, desfilará Resort 2024 no Rio de Janeiro Getty Images



Na manhã desta terça-feira (07.03), foi anunciado que o Brasil sediará o primeiro desfile de Carolina Herrera realizado fora de Nova York. A marca estará no Rio de Janeiro no dia 01 de junho para apresentar a coleção resort 2024 no exato momento do pôr do sol – o local exato, no entanto, ainda será anunciado.

“O Rio tem uma herança extraordinariamente rica, com diversidade e mistura de culturas. Somos uma casa com origens latinas no coração, e essa coleção é nossa chance de explorar esse DNA de um ponto de vista geográfico e cultural diferente”, declara Wes Gordon, diretor criativo da marca. O estadunidense assumiu o posto em 2018, após a fundadora assinar sua última coleção como diretora de criação e assumir, então, o cargo de embaixadora global.

Nascida na Venezuela, Carolina Herrera é uma das estilistas mais conhecidas da moda estadunidense, região onde se estabeleceu desde a década de 1980. Celebrada pela assinatura clássica e sofisticada, uma representação de seu estilo pessoal, a designer esteve à frente dos lançamentos de sua marca homônima por 37 anos, nos quais totalizou 72 coleções desfiladas durante a semana de moda de Nova York.

O DNA elegante ganhou continuidade nas mãos e visão de Wes Gordon, que já prestava consultoria à marca um ano e meio antes de assumir o atual cargo. Nascido nos Estados Unidos e formado pela célebre Central Saint Martin, em Londres, o estilista já havia trabalhado para Oscar De La Renta e Tom Ford e até lançado sua própria label – hoje em pausa – antes de fazer seu début na CH, em setembro de 2018.

Na ocasião, antes da apresentação, Gordon declarou que “a questão não era sobre reinventar a roda”. E, de fato, não era: cores alegres, estampas fortes – com muito poá e muito florais, é claro –, saias rodadas e versões da camiseta branca, que a fundadora adotou como uniforme, continuaram marcando presença.

 

O legado, por outro lado, é complementado com uma pincelada de contemporaneidade, traduzida, por exemplo, em vestidos e saias com comprimentos mini, volumes que aparecem de maneira mais estratégica, blusas cropped e por aí vai. Isso não significa, no entanto, um apreço às tendências momentâneas. Ao contrário. Essas nem costumam entrar em suas coleções: se “novidades” como a cintura baixa ganharam ênfase nas últimas temporadas, por lá, elas nunca apareceram.

A proposta central é levar a sofisticação e a alegria da marca para as diferentes ocasiões da rotina, e não guardá-la somente para celebrações especiais. Assim, é comum vermos as estampas floridas decorando calças sociais ou vestidos sofisticados feitos de denim.

Inclusive, em fevereiro deste ano, durante o desfile da coleção de inverno 2023, Wes Gordon comentou que desejava borrar os limites entre dia e noite, de forma que a roupa se adaptasse a qualquer um dos horários do relógio. Tailleurs ganharam bordados de pedraria e vestidos exuberantes foram combinados a peças de alfaiataria. Esse jogo provoca a noção tradicional de glamour e brinca com os códigos mais tradicionais da vestimenta.

 

Enquanto isso, o departamento de beleza – sim, a CH tem uma linha própria de fragrâncias e maquiagem – é comandado por Carolina A. Herrera, filha da fundadora.

Em 2019, aliás, mãe e filha estiveram no Brasil para o lançamento do perfume Good Girl Dot Drama. Em junho, não será diferente. A marca ainda aproveitará a ocasião para celebrar o lançamento de um outro perfume da linha, o Good Girl Blush. “Estou ansioso para colaborar com as equipes locais na montagem dessa experiência verdadeiramente especial”, completa Gordon. Aqui, a marca fará parceria com a ONG carioca Spectaculu, que oferece treinamento profissional em indústrias criativas para jovens carentes.

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