PUBLICIDADE

Prestes a completar 25 anos de passarela, a Casa de Criadores dará um salto na edição que começa na segunda-feira (26). Nada menos que dez novas marcas estreiam nesta programação que, em formato virtual, privilegia a dinâmica de pensar a moda fora do escopo da passarela e se propõe a virar espelho factível das novas demandas da juventude.

Divididos nos cinco dias de apresentações, Mônica Anjos, Fkawallyspunkcouture, Berimbau Brasil, Felipe Capestrano, Jalaconda, Ateliê Criativa Vou Assim, Oroomin, Leandro Castro, Teodora Oshima e a marca da cantora Tulipa Ruiz, Brocal (na foto acima), prometem injetar frescor ao calendário do evento que já revelou nomes como João Pimenta e Isaac Silva.

Cena do filme da estilista baiana Mônica Anjos, uma das dez estreias da Casa de Criadores.Fotos Divulgação

Já no primeiro dia, a baiana Mônica Anjos irá apresentar seu olhar para uma roupa mais solta e vinculada à ancestralidade negra do país. Ela, que tem como forte os caftãs, as batas e os conjuntos estampadíssimos que já vestiram celebridades como Margareth Menezes e Milton Nascimento, apostará em texturas e amarrações nesta coleção.

Outro destaque do cenário independente, o estilista Fábio Gurjão, conhecido como Fkawallys, levará à Casa as intervenções plásticas que costuma fazer em bases simples, de jaquetas jeans a calças de couro. Tachas, spikes, tinta e um olhar anarquista sobre as origens do tropicalismo nacional se encontram nas roupas do artista que, até hoje, não era dado a uma passarela.

PUBLICIDADE

O filme da Fkawallyspunkcouture foi gravado nas dependências do Centro Cultural São Paulo, que ilustra parte das apresentações desta 48a edição da Casa de Criadores. Numa articulação pioneira entre o diretor do evento, André Hidalgo, e o estilista e curador de moda da instituição, Dudu Bertholini, o CCSP serviu de cenário para 17 desfiles do calendário que totaliza 36.

Modelo usa cria\u00e7\u00e3o do estilista Fkawallys Look da coleção da grife Fkawallyspunkcouture, do estilista Fábio Gurjão, o Fkawallys.

Entre elas também estará a Jalaconda, da multiartista Jala. Suas roupas, que já vestiram artistas pop como Pabllo Vittar e Anitta, são construídas como esculturas vestíveis. O brilho, a quebra da modelagem clássica e um olhar mais atento ao drama fazem dessa estreia outro ponto de atenção.

Cena do fashion filme da marca Jalaconda, um dos destaques da Casa de Criadores

O pendor de espetáculo também tá no cerne da escalação da grife Brocal, da cantora Tulipa Ruiz. O nome faz referência à música Brocal Dourado da artista, e as roupas devem carregar as técnicas de crochê e tricô que, passadas de geração em geração, estão entranhadas nas mãos da família de Ruiz. O filme que ela apresentará tem participação da cantora Liniker.

PUBLICIDADE

Esta edição também marca o retorno do estilista baiano Gefferson Vila Nova à programação, que ainda tem os veteranos Jal Vieira, Dendezeiro, Vicenta Perrotta, Heloisa Faria e Rober Dognani.

Confira a programção completa:

26.07

Vicenta Perrotta - Mônica Anjos - Studio Ellias Kaleb - Jorge Feitosa - Dario Mittmann - Brocal - Nalimo

27.07

FKawallyspunkcouture - Alexandre dos Anjos - Heloisa Faria - David Lee - Thear - Berimbau Brasil - Trashrealoficial

28.07

diegogama convida Cia. Sacana - KF Branding - Felipe Caprestano - Shitsurei - Diego Fávaro - Ken-gá - Estúdio Traça

29.07

NotEqual - Jalaconda - Estamparia Social - Gefferson Vila Nova - Ateliê Criativa Vou Assim - PIM (Periferia Inventando Moda) - Oroomin - Jal Vieira

30.07

Rober Dognani - Santista - Vivão Project - Rafael Caetano - Leandro Castro - REIF - Teodora Oshima - Dendezeiro

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE