• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Foi a partir da memória de um presente recebido na adolescência que Cláudia Santana Lima decidiu empreender na moda, com a criação da Cerrad’Ouro, marca de biojoias fundada em 2013, em Lagoa Santa, Minas Gerais. O mimo especial, um par de brincos banhado a ouro, em formato de folha, serviu de pontapé para a criação da grife, uma das 22 selecionadas para o #MovimentoELLE 2022, projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda.

Foto: Iago Oliveira

A ideia inicial era complementar a renda familiar da professora do ensino fundamental, mas com o passar do tempo o business foi ocupando cada vez mais espaço na vida da artesã, que hoje coordena a marca em tempo integral ao lado do marido, Euler, responsável pela produção, e da filha Gabriela, sua parceira no desenho das peças, inspiradas nos elementos do cerrado mineiro. “Nossas joias trazem na alma uma parte viva da natureza da região, eternizando a sua existência”, define a empresária.

Frutos, flores e sementes são alguns materiais utilizados na composição das peças, que passam por um processo de metalização com banhos em cobre e em ouro e se transformam em brincos, colares, pulseiras, anéis e pingentes. A série de orquídeas é um dos hits da label, que já emplacou suas criações em páginas de revistas de moda internacionais, participou de um showroom em Milão e foi convidada a expor na Tranoï Paris, um dos mais renomados eventos de moda do mundo, realizado durante a Paris Fashion Week.

PUBLICIDADE

Foto: Roberta Braga Shaya

A sustentabilidade é um dos pilares da Cerrad’Ouro e seus conceitos são empregados em toda a cadeia produtiva, desde a colheita da matéria-prima até a criação de novos itens. “Todos os nossos processos respeitam os princípios da sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente”, explica Euler. Para o casal, o #MovimentoELLE representa uma nova oportunidade de crescimento nesse sentido. “Esperamos que as palestras e conversas com os conselheiros ampliem a nossa visão do mercado, assim como suas necessidades e possibilidades”, diz o empresário. “Através disso, teremos uma gestão inovadora e sustentável em todos os seus aspectos e, com certeza, sairemos muito melhor do que entramos”.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.