Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

A SkyUp Airlines, companhia aérea ucraniana, redesenhou o uniforme dos comissários de bordo para torná-los mais confortáveis. Os sapatos de salto alto usados pelas aeromoças, por exemplo, deram lugar ao tênis Nike Air Max 720, mais confortáveis e ergonômicos, feitos com 75% de materiais reciclados.

T\u00eanis Nike Air Max 720 Tênis Nike Air Max 720Divulgação/ SkyUp Airline


As mudanças foram feitas em parceria com a Frame Fashion Consultancy, escritório de estilo baseado em Kiev, na Ucrânia, que investigou a história dos uniformes de comissários desde os anos 1930. "As mudanças foram acontecendo de acordo as funções que a tripulação desempenhava durante o voo", conta Marianna Grigorash, diretora de marketing da SkyUp Airlines.


Skyup Airlines Uniformes Antigos Como eram os uniformes da SkyUp Airlines.Divulgação/ SkyUp Airline


Até o momento, as comissárias de bordo da companhia aérea usavam saias e chapéus (foto acima). As peças serão substituídas por terninhos com estética de alfaiataria suave e gabardines feitos de couro ecológico, com um lenço de seda azul-celeste, preso às golas das jaquetas e dos casacos. Já as maquiagens são inspiradas na cor do céu, em tons de azul e laranja, remetendo ao pôr do sol.

A opção pelo conforto reflete uma mudança — ainda que sutil — nos valores sobre o corpo feminino. Apesar de episódios recentes como nas Olimpíadas de Tóquio, em que jogadoras do handebol de areia foram multadas por não usarem o uniforme exigido pelo regulamento, um biquíni, mudanças como a da SkyUp Airlines visam maior conforto e liberdade da mulher, que vêm sendo conquistadas década a década.

PUBLICIDADE
Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE