Moda
Proporção Áurea
Após anos de experiência em Nova York, Fábio Costa consolida sua marca no Brasil fazendo um minimalismo sofisticado.
16 de September de 2020
Foto: Dom Aguiar
Receba os quatro volumes impresso anuais e
acesse a ELLE View, nossa revista digital mensal.
Após anos de experiência em Nova York, Fábio Costa consolida sua marca no Brasil fazendo um minimalismo sofisticado.
NotEqual.
O mineiro Fábio Costa se mudou para Nova York, em 2006, para estudar alfaiataria e técnicas de construção na FIT (Fashion Institute of Technology). Foi por lá que começou sua carreira na moda, inicialmente como relações públicas. Aos poucos, no entanto, foi enveredando para a criação. Trabalhou por algumas temporadas na Helmut Lang e, em paralelo, começou seu estudo próprio. Em 2012, Fábio participou do reality show norte americano Project Runway e ficou em segundo lugar. Por conta da revolta dos telespectadores, conseguiu arrecadar dinheiro através de um crowdfunding para finalmente lançar sua marca.
Ao receber esse investimento, sentou e decidiu criar um sistema de medidas e réguas segundo o método áureo, que acabou se tornando o cerne da NotEqual. "Toda a base da modelagem é feita sob esse sistema", explica. Com a eleição de Donald Trump e as barreiras de imigração, Fábio voltou para o Brasil em 2018. Por aqui, foi logo chamado para participar do Minas Trend e, após algum tempo, para a Casa de Criadores. Em suas coleções, Fábio Costa apresenta um minimalismo desconstruído com toques japonistas, drapeados e dobraduras.
Para o estilista, estar na CdC e participar da Célula Preta o fizeram se enxergar como criador negro – e tudo o que envolve essa realidade. Em sua próxima coleção, ele se inspirou em folclore para criar personagens que só existem por trás das máscaras – uma realidade compreensível em tempos de novo coronavírus. "A coleção vai se chamar Totem e estou pegando essas personificações e transpondo características pós-humanas a elas, como se fosse um livro de quadrinhos. Quero contar uma história", explica. O vídeo será roteirizado por Eduardo Viveiros e terá Paulo Raic por trás das câmeras.
NotEqual.
Foto: Dom Aguiar
Mergulhamos na história das marcas que fazem parte do coletivo de estilistas negros da Casa de Criadores que vêm quebrando as lógicas do mercado.
O estilista Gui Amorim, do Estúdio Traça, que sempre teve no jeans sua maior ferramenta de trabalho, se arrisca na malharia e na camisaria.
A fim de diminuir o desperdício na moda, a Thear trabalha com tecidos de descarte para criar superfícies trabalhadas.
Receba este e outros conteúdos exclusivos da ELLE com curadoria especial da nossa equipe, direto no seu e-mail.
Que a ELLE não é como as outras você já sabia, mas agora vai se surpreender ainda mais.
Nossas edições impressas estão mais premium do que nunca. Assine e receba os 4 volumes anuais, além do acesso à ELLE View, nossa revista digital mensal.
12x 24,99 + FRETE GRÁTIS
EU QUERODoses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox. Inscreva-se gratuitamente.
A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.