• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Basta uma única espiada no Instagram da Apoena para se encantar com as bolsas da etiqueta de Giruá, Rio Grande do Sul. “A cultura e a história da região são valorizadas e preservadas em cada processo, assim como o legado do artesanato indígena, intrínseco ao nosso DNA”, define Maiara Bonfanti, co-fundadora da marca lançada em 2016.

As bolsas são feitas artesanalmente com a folha do butiá, uma palmeira popular no sul do Brasil e no sudeste do Uruguai, cujo fruto é utilizado no preparo de diversos alimentos e bebidas. A produção dos acessórios visa a inclusão da comunidade local de Giruá no processo do artesanato manual dos produtos, preservando o legado cultural e histórico local. Na confecção, as folhas passam por cinco procedimentos: colheita, secagem, estalagem, raspagem, modelagem e desenvolvimento do produto. Como cada folha mantém suas próprias características, cada trama possui cores únicas, ou seja, nenhuma peça é igual a outra.

Foto: Júlio Knob

“A marca tem sangue tupi e vem de uma região de terras indígenas, com grandes riquezas naturais”, explica Maiara. Essa história inspira o nome Apoena, palavra indígena que significa ‘aquele que enxerga longe’. “Somos 100% brasileiras, justas, exclusivas, artesanais e sustentáveis. Uma marca feita a mão, com muito amor e respeito”, completa. A label ainda possui uma linha home, com cestas, porta-guardanapos, luminárias e outros itens de decoração. Cada peça se relaciona de um jeito único com o artesão, que não só preserva seu legado e habilidades ancestrais, mas também deixa a sua própria marca registrada através do carinho na produção e atenção aos detalhes.

PUBLICIDADE

Foto: Júlio Knob

Na coleção mais recente, Reflexos, a inspiração vem da natureza e da maneira que ela reflete nosso ser. “Dela também contamos histórias, daquelas que correm em nosso sangue, do passado, presente e futuro”, diz Maiara. Entre os destaques estão as bolsas tiracolo e cestinha, com bandanas coloridas nas alças, ótimas para quem busca uma peça que faça a diferença no guarda-roupa.

A Apoena também faz parte do #Movimento 2022 e Maiara espera tirar o máximo de aprendizado possível do projeto, que está em sua segunda fase. “O #MovimentoELLE representa a visibilidade tão esperada para nossa marca, saber que o trabalho ao longo dos anos vem sendo reconhecido e está crescendo em um caminho muito próspero”, conta a designer. “Entendemos que conhecimento partilhado é conhecimento que não se perde, gerando valor na vida das pessoas, então estamos muito orgulhosas de fazer parte dessa segunda edição e elevar ainda mais a potência do nosso trabalho”.

PUBLICIDADE
Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.