Dario Mittmann costura positividade tóxica e ansiedade

Conflitos geracionais potencializados pela internet norteiam apresentação do estilista, inspirada em "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll.


Vdy1lWKR origin 464



Quem que não viveu em modo avião nos últimos tempos sabe que as redes sociais ocuparam um espaço muito maior em nossas vidas. Em uma crítica à proporção que isso tomou, Dario Mittmann recria a história de “Alice no País das Maravilhas” em uma estética gamer cyberpunk no vídeo apresentado neste primeiro dia da 48a edição da Casa de Criadores

Em busca por likes e aprovação, a protagonista vai da ascensão à queda, passando por uma espécie de webhedonismo que é exacerbado por códigos dos e-boys e e-girls. Cores ácidas, shapes amplos e comprimentos mini ganham vida por meio de estampas cartoon com jeitinho kawaii pelas quais o estilista é conhecido.

Apesar dos desenhos fofinhos, há uma mensagem subliminar mais profunda nessas estampas. “Criei essa coleção em um momento muito triste. Ela é colorida porque essa é minha estética. Vivemos em um mundo de euforia, mas, em nossas camadas mais densas, não estamos tão bem”, explica o estilista.

Entre margaridas, smiles, ETs e personagens ultra coloridos, lê-se frases como “it’s ok not to be ok” (tudo bem não estar bem) e “thank you for nothing” (obrigado por nada), que representam problemas geracionais como a ansiedade e a depressão, principalmente entre aqueles que fazem da internet sua morada. A estética um tanto sombria que o vídeo dirigido por Los Cabras e Hanna Batista traz, tal qual a fábula de Lewis Carroll, reforça essa mensagem.

A novidade fica para o design modular, que Mittmann começa a explorar nesta temporada, com calças que viram shorts, jaquetas reversíveis e macacões de manga longa que ganham versões curtas através de zíperes. O conforto e a versatilidade seguem sendo temas recorrentes na maioria das marcas por conta da pandemia e eles ganham uma versão divertida e colorida nas mãos de Mittmann.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes