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Com o propósito de resgatar técnicas manuais tradicionais do sertão nordestino, como os bordados, as rendas richelieu e renascença, os irmãos Marcus e Larissa Figueirêdo criaram a Depedro, em 2017. “Como marca brasileira, escolhemos valorizar a indústria nacional”, explica Marcus. “Nossas peças são feitas por artesãos independentes da região e com matéria prima 100% brasileira”.

Selecionada para a segunda fase do #MovimentoELLE, a Depedro busca aprimorar suas práticas sustentáveis, apostando nos tecidos orgânicos e no reaproveitamento de resíduos, além de atuar no lado social, com a missão de gerar renda para a população nativa por meio do recrutamento de profissionais locais, desde os artesãos e crocheteiras, até a aréa de comunicação. “Acreditamos numa moda que olhe para as pessoas e reveja seus conceitos, considerando que elas têm impacto na sociedade”, diz Marcus.

Segundo o empresário, o projeto idealizado pela ELLE para impulsionar o desenvolvimento sustentável na moda tem sido uma fonte importante de informação. “É um pensamento 360º que nos ajuda a sair da bolha diária que vivenciamos e pensar coisas novas, com um olhar mais apurado para o business”, conta ele. “Estamos fazendo importantes mudanças na estratégia e fluxos, e têm sido muito proveitosos os resultados”.


A empresa nasceu no município de Caicó e Ipueira (a 267 quilômetros de Natal-RN) e possui um ateliê, além de um hub com loja física na capital potiguar, e um e-commerce próprio. Formado em Administração, Marcus cresceu observando a avó costurar e bordar peças a mão, mas com o tempo notou que as técnicas que o haviam acompanhado na infância estavam desaparecendo. “Como o valor agregado caiu, as artesãs pararam de executar e de passar esse conhecimento para as próximas gerações”.

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Com a Depedro, isso mudou. O olhar moderno dos fundadores para as técnicas de crochê e bordados típicos da região fez com que a demanda da marca crescesse exponencialmente nos primeiros anos de vida, permitindo a capacitação de centenas de artesãs do sertão nordestino e também chamando a atenção de players importantes do mercado nacional.

Além de estrear na passarela da SPFW, a Depedro tem hoje uma lista estrelada de clientes, entre eles Zeca Camargo, Elba Ramalho e João Vicente. “Através dessa diferenciação, conseguimos atingir um nicho de mercado, trazendo um novo olhar sobre a essência do sertão, com nova roupagem, mais contemporânea e sofisticada”, conta Marcus, que agora tem focado na expansão do negócio. “A marca já exporta, porém, a nossa ideia é conseguir chegar mais forte no mercado internacional”, antecipa.

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O que é o #MovimentoELLE

O #MovimentoELLE é um projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda.

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