Fashion Revolution apoia desfile no deserto do Atacama

Desfile no deserto do Atacama, precisamente na região conhecida como "Lixão do Atacama", chama a atenção para o desperdício na moda.


fashion revolution apoia desfile no deserto do atacama
Foto: Mauricio Nahas



Próximo às paradisíacas cenas do deserto no Atacama, existe uma região onde estão descartadas toneladas – estimam-se que sejam 49 – de roupas, acessórios e sapatos. O lugar de 300 hectares, conhecido como “lixão do Atacama” pode ser visto observado por imagens de satélites, tamanha é sua dimensão. Como um alerta mundial, o cenário foi palco de uma ação sustentável organizada pela ONG Desierto Vestido, e apoiada pelo Fashion Revolution e Instituto Febre.

Com o objetivo de aumentar a conscientização global acerca do desperdício na moda e chamar atenção para a região, as organizações realizaram um desfile em meio às toneladas de roupas desperdiçadas. A ação foi registrada em um ensaio assinado pelo fotógrafo Maurício Nahas. As modelos vestiram criações de produtores locais realizadas a partir do upcycling de algumas dessas peças despejadas.

atacama fashion revolution

Foto: Mauricio Nahas

“Estamos aqui todos os dias do ano, nessa luta difícil. E, dia após dia, vemos o problema se agravar. Precisávamos promover algo grandioso para chamar a atenção de todos os agentes do problema para discutirmos uma solução. O Atacama não pode mais esperar”, relata Ángela Astudillo, co-fundadora da Desierto Vestido.

LEIA TAMBÉM: COMO SEU VOTO PODE SER USADO PARA IMPULSIONAR A SUSTENTABILIDADE NA MODA?

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes