Designer Kansai Yamamoto morre aos 76 anos
Conhecido pela parceria e figurinos de David Bowie, estilista japonês foi precursor de tendências e abriu caminhos para toda uma geração de criadores asiáticos.
O designer japonês Kansai Yamamoto, conhecido por criar alguns dos looks mais icônicos de David Bowie, faleceu no dia 21/07, em seu país de origem, vítima de leucemia. A morte foi confirmada na manhã desta segunda-feira (27/07) por sua filha Mirai Yamamoto.
Embora menos conhecido do que outros nomes da moda nipônica, Kansai exerceu papel essencial ao pavimentar o caminho para toda uma geração de criadores asiáticos. Em 1971, foi o primeiro estilista japonês a se apresentar em Londres – Yohji Yamamoto, Issey Miyake e Rei Kawakubo, da Comme des Garçons, só desembarcariam em Paris dez anos depois.
Naquela ocasião, sua coleção de estreia ganhou capas de revistas com chamadas como “Explosion From Tokyo”, descrição bastante fiel para o estilo excêntrico e colorido de suas roupas. Desde então, o mix cultural e uma moda pouco comprometida com definições de gênero já estavam entre suas principais características.
Não foi à toa que David Bowie passou a vestir looks femininos de Kansai Yamamoto desde aquele ano – muitos deles durante a turnê do álbum Ziggy Stardust (1972). A afinidade estética foi tamanha que, em 1973, o artista convidou o estilista para o encontrar em um show no Radio City Musical Hall, em Nova York. Foi a primeira vez que ambos se conheceram pessoalmente. Nascia ali, uma das parcerias mais ricas e interessantes da história da cultura pop, além de uma amizade que durou até a morte do cantor, em 2016.
David Bowie com look de Kansai Yamamoto em show da turnê Ziggy Stardust.
Foto: Getty Images
No ano em que perdemos Bowie, Kansai afirmou à revista Hollywood Reporter que foi um grande choque para pessoas ver um homem vestido em roupas femininas. “Minhas roupas foram desenhadas para ser usadas por mulheres. Quando penso sobre isso, percebo que foi algo muito bizarro para ele [David Bowie] fazer.” Anos depois, em entrevista ao site The Cut, o estilista disse que o cantor foi essencial na transcendência dos limites de gênero.
São de Kansai os looks vestidos por Bowie na tour de Alladin Sane (1973). Feitos sob-medida os figurinos são uma verdadeira simbiose de duas mentes extremamente criativas. De um lado, as referências tradicionais de costumes e trajes japoneses, do outro, uma estética vanguardistas e sem limites. Em comum, a espetacularidade e um universo fantástico de imagens. Mais do que simples colaboraç˜åo, trata-se de uma grande parceria criativa, de ideias e mundos confluentes, mutuamente influenciáveis e em constante transformação. Além de Bowie, Kansai vestiu Stevie Wonder e Elton John.
Nascido em Yokohama, no Jap˜ão, em 1944, Kansai Yamamoto é autodidata em moda. Sua formação acadêmica começou no curso de engenharia e acabou em um de inglês. Aos 28, fundou sua marca no mesmo ano em que a levou para as passarelas de londres. Desde o início, uma forte influência da cultura japoneses marcou suas apresentações pelo excesso e exuberância de cores, formas e tecidos.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes