Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

CONTEÚDO APRESENTADO POR ANIMALE

É comum nos referirmos aos 30 anos como o melhor período da vida. Segundo psicólogos, ao atingirmos essa idade, estamos livres das inseguranças profissionais e pessoais frequentes aos 20 e desfrutamos de maior liberdade e estabilidade. Para a Animale, que completa sua terceira década de vida neste mês de outubro, significa um momento de grande evolução, maturidade e autoconhecimento. Não à toa, a coleção comemorativa foi batizada de Memórias, justamente para marcar os momentos mais especiais dessa trajetória de sucesso.

E, para celebrar a data mais do que especial, convidamos quatro mulheres inspiradoras, que são parceiras e parte da história da Animale: a presidente da OSCIP AMPARA Animal, Juliana Camargo; a líder de produto da marca, Dani Bassani; a atriz e escritora Maria Ribeiro e a atriz Suzi Pires, fundadora do Instituto Dona de Si. Cada uma delas dividiu aprendizados, conquistas, como enxergam a relação com a Animale e a importância de chegar aos 30 anos.


JULIANA CAMARGO: POR UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL

Presidente da OSCIP AMPARA Animal, Juliana tinha o objetivo de mudar a realidade dos animais abandonados do Brasil ao criar a instituição, em 2010. Rebelde, inquieta e inconformada, como ela própria se define, Juliana colocou o projeto de pé quando estava prestes a completar 30 anos. "Eu era cheia de sonhos e desejos, então, foi um momento em que tomei as decisões mais certas da minha vida". Hoje, a AMPARA Animal é uma das entidades que mais ajuda animais no país e um case de empreendedorismo feminino, sendo classificada como uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar, pela agência O Mundo que Queremos e pela Rede Filantropia, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Em 2019, a AMPARA Silvestre – frente focada em ajudar os animais da nossa fauna – se uniu à Animale para criar a Life Print, primeira estampa animal certificada no mundo, que nasceu com o intuito de preservar a onça-pintada, um dos animais mais ajudados pela instituição e fonte contínua de inspiração para a grife. Desde então, as peças arrematadas pela print especial em diferentes coleções têm parte das vendas revertidas diretamente para a proteção da onça-pintada. "A parceria com a Animale é a realização, é concretizar, tornar possível e palpável os nossos sonhos e projetos", diz Juliana. "São tantas as necessidades da nossa fauna e da nossa natureza que, sem apoio, não conseguiríamos colocar tudo isso em prática", completa.

DANI BASSANI: SENSIBILIDADE E FORÇA PARA CRIAR

Daniela Bassani tem uma extensa carreira na moda, mas é na Animale que tem passado seus anos mais preciosos. "Não tem como falar da marca e não falar da minha própria vida", diz a líder de produto, que está no time de estilo desde 2004. Entre os momentos mais marcantes dessa trajetória, está a coleção Aeroporto, de inverno 2007 – que a tornou estilista exclusiva da linha de malhas –, seu casamento em 2008 – uma linda festa com todo o time reunido –, a descoberta da primeira gravidez durante uma viagem de pesquisa, em 2011, além de prêmios e performances históricas de vendas. "Fiz muitos amigos, casei, tive meus filhos, João e Betina, então, a Animale é realmente a minha segunda casa."

Sensível, forte e objetiva, ela procura sempre o aprendizado de cada situação. "A vida me ensinou que é fundamental ter inteligência emocional." O cargo de liderança de produto é a novidade da vez e mais um desafio que Dani leva com muito amor. "Estou encarando a nova etapa com muita força e vontade de fazer dar certo", diz. E neste ano comemorativo de 30 anos de Animale, a designer aproveita também para fazer uma autorreflexão sobre a sua própria vida. "Esse momento significa uma maturidade e uma tranquilidade, um equilíbrio que possibilita uma maior assertividade na entrega dos resultados."

MARIA RIBEIRO: ARTE EM FOCO

Artista em todos os sentidos da palavra, Maria Ribeiro tem quase 30 anos de carreira na televisão, teatro e cinema, mas procura não se apegar a isso, muito menos ao seu nome, sobrenome ou ao que as pessoas esperam dela. "Eu não sei quem é Maria Ribeiro e acho ótimo não saber, porque já tenho um CPF, RG e várias limitações óbvias", dispara a atriz e escritora. "Quero manter essa pureza e abertura para ser de outro jeito."

Para a nativa de Escorpião, isso significa não limitar sua força, sua arte e sua voz, sempre muito sincera e sem papas na língua, para chegar aonde quer. "Acho que a gente pode ser artista em qualquer profissão", diz.

"Arte pode estar na roupa, na sua maneira de criar seus filhos, de empreender profissionalmente e na sua forma de ver o mundo." Seja discutindo assuntos como vingança e ciúmes em diferentes crônicas, colunas e podcasts, ou atuando e dirigindo filmes, Maria Ribeiro é incansável em seu ofício, que exerce com maestria e paixão inspiradora. "Arte, para mim, é você se propor a criar mundos que não existiam até então", arremata.

SUZI PIRES: POTÊNCIA FEMININA

Suzi Pires é mulher de energia dançante. Atriz, autora, empresária e empreendedora social, é o nome por trás do Instituto Dona de Si, uma ONG cujo objetivo é aumentar o número de mulheres líderes em todos os setores da economia, partindo das microempreendedoras até altos cargos de liderança corporativa. "Estava na hora de criarmos os próprios códigos, derrubando barreiras milenares, como a competição feminina, a sensação de invisibilidade e a síndrome de impostora", conta ela, sobre os primeiros passos da empreitada, em meados de 2017.


Hoje, o instituto possui 200 bolsistas em seu curso digital, acelerou diretamente mais de mil empreendedoras, impactou mais de 2 milhões de mulheres e segue a todo vapor, agora com uma parceria especial com a Animale Vintage, projeto de moda circular que incentiva clientes a trocarem peças paradas por descontos em novos itens. Nesta colaboração com o Dona De Si, parte das roupas arrecadadas até o dia 14 de outubro será doada, e o lucro gerado pelas vendas do restante vai ser revertido ao núcleo de corte e costura do instituto.

Há ainda uma colaboração com a We Friday, a Black Friday beneficente da Animale. Todas as vendas do dia 26 de novembro contribuirão para as instituições parcerias da marca, como o Instituto Dona de Si, com o objetivo de gerar um impacto positivo para diversas mulheres em situação vulnerável. Para Suzi, a parceria representa um momento de otimismo e mais proteção. "Estamos criando uma rede de poder feminino", diz ela.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.