Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Com o objetivo de superar as funções utilitárias e ornamentais tradicionalmente atribuídas às roupas, a exposição Disfuncional propõe uma investigação de novos significados que podem ser aplicados ao universo do vestuário. Fruto de uma parceria entre Marina Dalgalarrondo, diretora criativa da marca ÃO, e a Galeria Jaqueline Martins, a mostra abre ao público nesta sexta-feira, 09.10, e permanece em cartaz até o dia 30 de novembro.

"Disfuncional surgiu a partir de um convite da Jaqueline Martins para pensarmos em uma exposição que tivesse como norte uma inter-relação entre moda e arte", comenta Marina. A ideia surgiu em 2019, quando ela participou da exposição Começo do Século, com curadoria de Germano Dushá, na de galeria Jaqueline. "Discutimos a necessidade de abertura do campo das artes para projetos multidisciplinares, especificamente com a moda, já que este é meu campo de pesquisa. Nos conectamos neste desejo de experimentar novos formatos e cá estamos."

Em março de 2020, começaram as reuniões oficiais em torno do projeto, "que foi se transformando ao longo deste quase um ano e meio de pesquisa e conversas com os artistas", fala Marina. Além das criações da designer, a exposição conta com obras de outros oito artistas contemporâneos: Ana Mazzei, Helena Pimenta, André Rachadel, Arthur Chaves, Daniel Albuquerque, Luiza Crosman, Maurício Ianês e Stefan-Manuel Eggenweber. As linguagens se apresentam de formas distintas, contemplando vídeos, esculturas, desenhos e instalações.

PUBLICIDADE

A curadoria dos artistas ficou por conta de Jaqueline, considerando um corpo de trabalho que já dialogava anteriormente com materiais, conceitos e composições em torno do tema. A mostra ocupará um dos principais salões da galeria e terá expografia desenvolvida pelo CLUBE, escritório de arquitetura paulistano que pretende expandir as ambições do projeto para o espaço expositivo, vestindo-o e compreendendo-o como superfície de um corpo expandido.

Luiza Crosman.Foto: Pedro Pinho

A mostra conta ainda com um ensaio fotográfico assinado por Pedro Pinho e dirigido por Marina. Os artistas participantes foram convidados a refletirem sobre qual biotipo melhor representaria sua obra e quais relações de sentido poderiam surgir a partir daí. O resultado é uma série de retratos que apresentam as criações através de uma perspectiva diferente da que está na exposição. "Achei importante abordar na comunicação visual uma relação de escala entre obras e corpo, visto que esta é uma conexão comum ao tratarmos de vestimentas. São novas formas de comunicar um mesmo trabalho" explica.

Mais do que uma mostra pontual e coletiva, Disfuncional é um projeto que pretende realizar edições futuras, com novos artistas e desdobramentos do pensamento multidisciplinar na arte.

PUBLICIDADE

Serviço:

Disfuncional
Galeria Jaqueline Martins [São Paulo]
R. Dr. Cesário Mota Júnior, 443 - Vila Buarque – São Paulo, SP
Abertura: 09.10.2021 – 12 às 18 horas
www.galeriajaquelinemartins.com.br

Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira das 10h às 19h
Sábados das 12h às 17h
Domingos, segundas e feriados – fechado
Entrada gratuita

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE