FLAVIA AMADEU CRIA BOLSAS E ACESSÓRIOS COM BORRACHAS AMAZÔNICAS
Marca brasiliense é pioneira na sustentabilidade e integra a segunda fase do #MovimentoELLE.
Há 18 anos, pouco se falava sobre sustentabilidade na moda, mas Flavia Amadeu já estava pesquisando e desenvolvendo produtos com novas tecnologias em borrachas Amazônicas, em parceria com o Laboratório de Tecnologia Química da Universidade de Brasília. “Venho de uma longa caminhada na seara da sustentabilidade, buscando inovar com o material da Amazônia e o valorizar a partir do design”, conta a designer de acessórios brasiliense, PhD em Design e Sustentabilidade pelo London College of Fashion, Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Desenho Industrial.
Sua marca homônima faz parte da segunda fase do #MovimentoELLE, projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda. “Quando comecei, essa área praticamente não existia. Hoje, sustentabilidade não é mais tendência e sim uma exigência do mercado que veio para ficar. Plantei muito nacional e internacionalmente e é maravilhoso todo o reconhecimento. Estou muito orgulhosa de participar do Movimento ELLE juntamente com esse grupo de marcas igualmente inovadoras”, diz Flavia.
Fotos: David Parry
Toda a produção da borracha colorida utilizada nas bolsas e acessórios da etiqueta é feita por comunidades seringueiras na floresta Amazônica, com o intuito de gerar mais renda e inclusão para mulheres e jovens na cadeia produtiva. “As árvores seringueiras (Hevea brasiliensis) são nativas e estão espalhadas pela floresta, sendo produtivas por uma média de 50 anos”, explica a designer. “Ao viverem economicamente dos produtos nativos, cada família ribeirinha preserva em torno de 300 hectares de natureza, por isso, são considerados guardiões da floresta.”
Na linha Joias Orgânicas, Flavia explora qualidades inerentes à borracha, como elasticidade e resistência, além de seu alto impacto socioambiental. Seus best sellers são o Brinco Pena, com pino de ouro e penas coloridas que intercambiáveis, além da bolsa Valentim e da Pulseira Zig Zag, um clássico da coleção.
“O retorno econômico dessa borracha é superior a todos os outros tipos de borracha produzidos localmente, habilitando a manufatura de numerosos artefatos locais, que podem aumentar ainda mais a renda familiar”, conta ela. Seu trabalho já recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Muda em 2020, maior prêmio de design sustentável do Brasil e o Green Product Award, da Alemanha, em 2019. Nas diversas mostras internacionais destaca-se a exposição Fashioned from Nature, no Victoria & Albert Museum de Londres em 2018.
O que é o #MovimentoELLE
O #MovimentoELLE é um projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes