Flavia Madeira: a designer que transforma o cotidiano em joias
Escolhida pela primeira dama brasileira para a festa da posse presidencial e com uma nova loja no shopping Iguatemi, a marca de joias Flavia Madeira teve um 2023 de pleno sucesso e reconhecimento.
A designer Flavia Madeira tem uma definição mais abrangente sobre as joias. Para ela, a história, a representação e a inventividade agregadas à peça são tão valiosas quanto a matéria-prima escolhida: “Enxergar possibilidades em novos materiais e pensar neles dentro do conceito de joia deu todo outro sentido e diferencial ao nosso trabalho”.
Do ponto de vista técnico, do cuidado, do manual, o processo utilizado em sua marca homônima é igual ao de muitas joalherias. Já do ponto de vista criativo, o caminho não é nada convencional para esse métier. Pense em brincos em formato de piscina, janela ou porta. Anéis de parafusos, moedas e de engrenagens mecânicas. Pingentes de pregador de papel, miniaturas de ventiladores e rodas de bicicleta (com pneus de borracha), ambos com rotações.
Pingente, Flavia Madeira. Foto: Jazzie Moyssiadis
É que Flavia não resiste a uma sala e loja de ferramentas. “Procuro muito símbolos do cotidiano nas minhas pesquisas”, explica. “Coisas que para mim podem ter um significado e outro para você. São símbolos genéricos, mas que trazem uma camada extra, mais eterna mesmo.”
Leia mais: 5 marcas brasileiras de joias para ter no radar em 2024
Natural de São Paulo, ela nunca imaginou que seria designer. Foi durante uma viagem à Grécia que se interessou por um tipo de joalheria menos preocupada com pedras e metais preciosos. O foco ali, era o que aquelas joias-amuleto carregavam de história.
Brincos, Flavia Madeira. Foto: Jazzie Moyssiadis
Quatro anos depois de se formar em design de joias pelo IED (Istituto Europeo di Design), em 2009, ela abriu um pequeno ateliê no bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde trabalha com sua pequena, mas talentosa equipe. “Tem um clima muito caseiro. É um lugar de experimentos e com um repertório gigantesco”, diz ela sobre o espaço, onde também recebe clientes.
Quer dizer, um dos espaços onde recebe clientes. Desde o fim de novembro, a designer conta com uma loja no shopping Iguatemi, na capital paulista. A ideia inicial é aproveitar o espaço para apresentar a marca para novos clientes. “Fizemos uma curadoria dos best sellers, de peças que contam a nossa história”, explica.
Joias, Flavia Madeira. Foto: Jazzie Moyssiadis
Em clima de retrospectiva, Flavia avalia 2023 como um ano muito proveitoso. “Começou com a Janja usando nosso brinco de pitanga, além de várias outras surpresas positivas. Aí veio o convite do Iguatemi. Nunca rolou essa coisa de ‘ai, preciso estar num shopping’, mas sempre tive curiosidade. Estou animada para conhecer, entender essas consumidoras e observar como elas se relacionam com a marca.”
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes