Gucci inaugura arquivo em Florença, na Itália
Grife reformou palacete renascencentista para abrigar extensa coleção de roupas e acessórios que remontam a história da marca.
A Gucci inaugurou um novo espaço para expor o arquivo da marca: um palacete recém-reformado na Via delle Caldaie, em Florença, na Itália, que pertenceu à família Médici durante o Renascimento. A abertura faz parte das comemorações dos 100 anos da marca, em 2021.
A Gucci comprou o Palazzo Settimanni em 1953. Ao longo dos anos, o prédio serviu como oficina, fábrica e showroom e, agora, foi restaurado por Alessandro Michele, diretor criativo da marca. “Minha tarefa foi trazer muitos objetos de volta para casa, praticamente ajudando-os a voltar para a família, para um lugar que preserva ostensivamente o passado, mas que na verdade é uma ponte para o contemporâneo. Um edifício antigo é uma coisa viva. Como a moda”, disse o designer.
As estruturas construídas nos últimos anos foram removidas para revelar vestígios das decorações dos séculos 17, 18 e 19. No piso térreo, a Gucci organizou bolsas e pequenos artigos de couro, bem como malas vintage e joias de todas as épocas. Já o primeiro andar é voltado para têxteis, de lenços a vestidos, enquanto os demais andares exibem peças icônicas do catálogo da marca.
Confira algumas imagens do novo arquivo da Gucci abaixo:
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes