Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Moda

Gucci lança coleção especial para comemorar centenário

Alessandro Michele relembra músicas de diferentes épocas e estilos para criar o clima comemorativo da Gucci 100, coleção que celebra os 100 anos da grife.

Fotos: Joshua Woods

Foto de campanha mostra a coleção Gucci 100 no clima do afrobeat dos anos 1970

PUBLICIDADE

Mais jovem do que nunca, a grife italiana Gucci, criada em 1921, chega ao primeiro centenário sob o comando criativo de Alessandro Michele, que preparou um combo de ações, como uma exposição em Florença, para festejar a data. A mais recente é a coleção Gucci 100.

"Para mim, o centenário representa uma oportunidade de testemunhar a vitalidade eterna da Gucci, que renasce e se renova ano após ano, restabelecendo uma relação inusitada com a contemporaneidade de modo semelhante a um menino, sempre jovem, observando o mundo com uma visão poderosa", disse o diretor criativo em comunicado enviado para a imprensa.

Já sabemos que Alessandro Michele é apegado ao vintage – ele até já contou que tem um acervo próprio de roupas de segunda mão. Mas se suas preferências estéticas moram no passado, seu olhar e faro estão sempre de olho no futuro.

A nova coleção mexe com elementos nostálgicos sem deixar de criar desejo: tem cor e estampa, tem atitude e diversidade, logomania e frase de efeito, elegância misturada com elementos pop, e o perfume vintage que é a marca do estilista. Mas o que guia mesmo a coleção é a música.

Michele elencou seis ritmos diferentes e, para cada um deles, criou uma família de peças. Na "playlist" entraram o afrobeat e o disco (anos 1970), o punk japonês (1980), o jazz (1930), o hip hop (anos 1990) e o rock psicodélico (1960).

PUBLICIDADE

Divulgação

Gucci 100 na versão disco

Para embalar a novidade, a marca preparou uma campanha divertida em fotos e vídeo. Devidamente vestidos com a nova coleção, modelos dançam, cantam e tocam, se apresentando como num clipe ou show, com direito a um apresentador, do tipo que aparecia em programa dominical antigamente, conduzindo a entradas.

Durante a pesquisa musical, Michele encontrou a informação de que há 22.705 letras musicais que citam a palavra Gucci. Ele então selecionou três versos, com os quais produziu estampas. "Music is Mine / Gucci Seats Reclined", de The R (1988), de Eric B. & Rakim, "This One's Dedicated To All You Gucci Bag Carriers Out There / It's Called You Got Good Taste", de You got good taste (1983), da banda de rock The Cramps, e "And The Men Notice You With Your Gucci Bag Crew", de Fuck me pumps, de Amy Winehouse (2003). Além dessas estampas, a logomarca especial Gucci 100 também aparece generosamente nas peças.

Milão, Londres, Paris e Berlim vão ganhar pop-ups para acomodar uma seleção especial da Gucci 100, cujas peças já estão no site internacional da marca.

PUBLICIDADE
Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE