HEMP MY JEANS

Vicunha lança tecido feito com cânhamo – uma fibra biodegradável, mais resistente, durável e com impacto reduzido na natureza.


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CONTEÚDO APRESENTADO POR VICUNHA

Uma produção de jeans e sarja mais responsável ambientalmente está entre os principais desafios dos frabricantes têxteis do planeta. Cada vez mais os consumidores demandam por serviços, produtos e iniciativas sustentáveis. Justamente por isso, a Vicunha acredita ser dever da empresa, a maior fabricante de jeanswear da América Latina, experimentar novas tecnologias e criar parcerias que gerem valor às pessoas.

A mais recente prova disso pode ser encontrada nos tecidos Hemp e Hemp Light (ambos denim) e Itacaré e Maragogi (sarja), que servem de base para as peças assinadas por Alexandre Herchcovitch e Isaac Silva nestas páginas. Os lançamentos integram a linha de produtos V.Eco, da Vicunha, já conhecida por apresentar tecnologias inovadoras e com grande valor sustentável agregado.

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A novidade está na origem dos fios, feitos de uma combinação de cânhamo com algodão. “Enxergamos no cânhamo a oportunidade de entregar ao mercado uma solução sustentável, durável, de alta qualidade e baixo impacto ambiental”, diz Francisco Gonzales, coordenador de moda da Vicunha. “É uma das fibras mais versáteis e sustentáveis do mundo, além de ser resistente, confortável e biodegradável. Quando as roupas de cânhamo chegam ao fim de sua vida útil, as fibras se biodegradam facilmente em nutrientes do solo.”

“O tecido é mais prático para o corte e para a costura”, diz Isaac Silva. Para ele, o material lembra um linho e a sarja oferece uma maior estrutura para fazer peças de alfaiataria e camisaria. “Hoje, o que o mercado têxtil tem de melhor para oferecer são produtos com o menor impacto na natureza. Essa é a grande importância de se trabalhar com um tecido que com tecnologia e consciência ambiental vira um tecido nobre.”

O cânhamo é uma cultura de alto rendimento e um recurso renovável. Ou seja, é possível colher muito mais fibra por acre se comparado a outras matérias-primas. O plantio também usa menos água e menos terra, e seu crescimento também é mais rápido e adaptável a diversos tipos de solo e condições climáticas. Por ser naturalmente resistente à maioria dos insetos e das doenças, é menos agressivo e ainda fornece seus próprios nutrientes ao solo, o que repõe sua fertilidade.

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Primeira fabricante nacional a investir nesse tipo de inovação no jeanswear, a Vicunha convidou dois fortes nomes da moda brasileira para mostrarem as possibilidades e qualidades do produto. “Essa parceria representa a união de forças para mesclar conceitos com total liberdade para os processos criativos, assegurando a autenticidade e a unicidade das peças”, fala Francisco. “Quando lançamos a Linha Hemp, Alexandre (Herchcovitch) e Isaac (Silva), parceiros nossos de longa data, participaram com a idealização de peças para o nosso showroom e o trabalho foi um sucesso.” Veio daí a ideia de desenvolver mais uma coleção com a dupla, para que eles pudessem aprofundar e expressar seus trabalhos e sua criatividade. “Dessa forma, criamos peças e experiências que permanecerão na mente dos consumidores e da indústria.”

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Os tecidos da linha Hemp já estão disponíveis no mercado, e a recepção, segundo o coordenador, tem sido muito positiva. “Com o crescimento da consciência ambiental no mundo, o interesse pelos materiais naturais vem aumentando. A indústria da moda está se reinventando para reduzir continuamente seu impacto no meio ambiente, e soluções como essa vão ao encontro das novas demandas geradas pelo consumidor”, finaliza.

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Fotografia: Thaís Vandanezi | Assistentes de foto: Renato Toso e Luiz Fernando Bentes | Edição de moda: Marcell Maia | Produtora executiva: Isabela de Paula | Produção de moda: Sabrina Van Den Haspel | Camareira: Moni Maciel | Beleza: Angel Moraes | Assistente de beleza: Paola Andrea | Manicure: Sandra Goretti | Tratamento de imagem: Philipe Mortosa | Assistente de Produção executiva: Deise Cruz | Contrarregra: Ronaldo Junge | Casting: Guive Desil e Ellen Schiessl

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