A hora e a vez da sapatilha de balé
Tendência definitiva entre fashionistas, a sapatilha de balé se reinventa a cada temporada.
Grande símbolo da dança clássica, a sapatilha de balé começou a ser usada nos palcos por volta de 1600 — até o século 18, aliás, o sapato ainda tinha salto.
Foi só no início do século 20 que a sapatilha como hoje a conhecemos, mais maleável e pensada para caminhar, chegou às ruas. Tradicionalmente feita de cetim, lona ou couro, a peça ultrapassou os limites dos estúdios de dança e, nas últimas estações, voltou a ocupar lugar de destaque nos closets fashionistas.
Foto: Instagram/@rosalia.vt
De Chanel à Miu Miu, o acessório ganha versões renovadas nas passarelas e vitrines a cada temporada. Mas, atenção: a original permanece como uma aposta infalível! Com uma tira elástica no peito dos pés, com as pontas em destaque ou com as bordas de elástico, os modelos clássicos aparecem em produções nada óbvias, que fogem dos estereótipos de bailarina.
Veja mais ideias de como usar a clássica sapatilha de balé:
Fita de cetim
Enrolada nos tornozelos, a fita de cetim remete ao visual tradicional das sapatilhas de balé, extremamente romântico. Para deixar tudo mais interessante e streetwear, entra em cena a bermuda jeans oversized.
Foto: Instagram/@champagnemani
De um só tom
O look monocromático é uma escolha fácil para qualquer ocasião — o detalhe da sapatilha + meia-calça no mesmo tom alonga visualmente a silhueta e mantém a sofisticação do blazer, sem nenhum tipo de ruído.
Foto: Getty Images
Leia mais: Descubra qual a sapatilha estilosa mais copiada da estação
Saia rodada
A sapatilha de balé tem tudo a ver com peças mais românticas, como o vestido com saia rodada e cintura marcada. Visual perfeito para adeptas do estilo ladylike.
Foto: Instagram/@fannyekstrand
Shape oversized
A combinação de blazer oversized e minissaia deixa o look instantaneamente cool.
Foto: Instagram/@veneti.a
Couro imponente
Para quebrar a delicadeza da sapatilha, vale apostar em peças mais pesadas, como a calça de couro. Os modelos bicolores, introduzidos por Coco Chanel, são à prova do tempo.
Foto: Instagram/@emmanuellek_
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes