Joias sob encomenda: três marcas para ficar de olho
Trabalhando exclusivamente com pedidos pessoais, pequenos joalheiros fazem sucesso com a criação de amuletos e peças únicas ao gosto do freguês.
Enquanto as viagens e festas ficaram fora dos planos durante os meses mais duros da pandemia, muita gente se voltou à joalheria em busca do brilho perdido. Para alguns, era um jeito de trazer algum glamour ou algo de especial para uma vida suspensa por tempo indeterminado. Outros viram as joias como amuletos de energia e proteção. E teve ainda quem consumiu como forma de investimento.
A alta demanda não diminuiu após a vacina, com a retomada das atividades. Aliás, até aumentou. Segundo dados do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), as joalherias registram um crescimento de 20% nas vendas, em comparação ao ano anterior. E a expectativa é de que esse mercado cresça mais, 1,79% até 2027, de acordo com um relatório da consultora Mordor Intelligence.
Nessa boa maré, pequenos ourives e joalheiros que só trabalham com encomendas têm prosperado. A seguir, te apresentamos três nomes que se destacam nesse nicho:
Elemental
A joalheria surgiu em 2019 pelas mãos das designers Teka Brajovic e Juliana Pupin em parceria com o jornalista, pesquisador e iogue Gaura Nataraj. “Estava cansada da exigência do mercado por novidades e me sentindo levada pela corrente”, conta Brajovic sobre o insight que a levou a dar viés espirituais e astrológicos para suas peças “A ideia é transformar o objeto de luxo em um de poder, seguindo e estudando as tradições ancestrais que sempre usaram os metais e as gemas para fins ritualísticos transcendentais”, explica ela.
Quem se interessou precisa, antes de mais nada, preencher um formulário online com alguns dados pessoais – nome, linha espiritual, signos, doshas, local, data e hora de nascimento, entre outros. Na sequência, as informações são analisadas por Nataraj e pelo astrólogo de tradição védica Jyotish, responsáveis por indicar os materiais e símbolos a serem usados na joia. “A partir daí, desenhamos e, quando aprovada a proposta, partimos para produção, que leva em torno de um mês”, diz Brajovic. No caso das joias de sinastria (compatibilidade romântica de signos), feitas para casais, o processo pode demorar um pouco mais.
Ainda é possível realizar um ritual de entrelaçamento com o seu novo amuleto. “O Gaura Nataraj pode fazer um puja (oração), numa data auspiciosa específica, para unir o amuleto à pessoa, ou podemos indicar um ritual para que ela mesma o execute.” A faixa de preço pode ser decidida ao preencher o formulário, que oferece opções a partir de 2,5 mil reais.
Guto Neves
Antes de abrir o próprio ateliê, em 2015, Guto Neves trabalhou com nomes importantes da joalheria, do design e das artes plásticas, como os irmãos Campana, LeMI, Ego Concept, Carlito Carvalhosa e Jack Vartanian. “Hoje, meu foco é a cliente. Crio para eternizar um momento por meio de algo que vai perdurar gerações”, define ele.
Seu metal de preferência é o ouro – amarelo ou branco, com ou sem banho de ródio –, e os pedidos podem ser de uma peça completamente nova ou algo baseado em uma peça herdada da família ou uma pedra adquirida. “O processo criativo é bastante flexível, há clientes que tem uma ideia bem precisa e outras que gostam da troca e de dar vazão ao imaginário”, conta o designer e artista paulista.
Entre suas criações favoritas está o bracelete Dry Martini, feito para Donata Meirelles, cliente e amiga de longa data. “Ela quis uma peça significativa, então fizemos um contorno do seu drinque preferido em ouro amarelo, com azeitona de jade e lapidação cabochão.” Além do ping-pong com as clientes, Guto se inspira em elementos do cotidiano e na diversidade da arte latino-americana.
O apreço pela arte, aliás, não se limita à admiração. Recentemente, o joalheiro se aventurou na criação de obras de mármore. “São esculturas de parede baseadas em espumas de proteções industriais, onde busquei atribuir um novo sentido funcional a objetos que seriam descartados”, explica.
Batizada Obra Mármore, a primeira série é composta de quatro peças, feitas com mármore Sivec grego. Uma segunda coleção está em andamento, dessa vez com a versão Nero Marquina da mesma pedra. “Assim, posso dar continuidade aos meus estudos e diálogos para curadores e galeristas”, arremata ele.
TR Jewelry
Comandada pelas cariocas Tatiana Duarte e Tatiana Rodrigues, a marca existe desde 2015 e já desenvolveu encomendas estreladas para celebridades e influenciadoras como Luciana Gimenez, Cintia Dicker, Silvia Braz, entre outras. “Fazemos toda a criação e concepção em dupla, sempre com o objetivo de deixar cada peça o mais particular possível”, explica Rodrigues.
Os colares de esmeralda, que podem ser personalizados com as iniciais do comprador no fecho, são o carro-chefe do ateliê. “Fomos as primeiras no Rio (de Janeiro) a fazer isso, então acabou se tornando um diferencial nosso.” Também é possível customizar pulseiras de ouro com palavras e letras cravejadas de brilhantes, ou encomendar algo ainda mais único.
“Tentamos transformar o sonho do nosso cliente em realidade, dentro do seu desejo e suas possibilidades. Em hipótese nenhuma fazemos réplicas”, reforça Duarte. A produção leva em média 20 dias para ser finalizada e o valor varia de acordo com a complexidade da peça.
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