Louis Vuitton lança tênis feito de materiais recicláveis

Modelo Charlie não tem gênero definido e é tentativa da marca de mitigar impacto ambiental na produção de suas peças.


e94RRyiK origin 447



Não sem tempo, a Louis Vuitton entrou na corrida para tentar mitigar os impactos ambientais de sua produção ao anunciar, nesta quinta-feira (22), o lançamento do tênis Charlie, no qual 90% dos materiais são recicláveis e de origem natural.

O modelo é unissex e foi desenvolvido após uma análise do ciclo de vida de cinco calçados masculinos da Louis Vuitton, contou a diretora de sustentabilidade da marca, Christelle Capdupuy, ao site WWD. Segundo ela, os esforços ajudarão a mudar a mentalidade da empresa em grande escala, para que ela adote cada vez mais o design ecológico.

“O estudo nos ajudou a identificar os pontos principais em que podemos mexer para reduzir o impacto ambiental de nossos sapatos. O Charlie é o resultado de todo o trabalho científico e técnico que temos feito”, disse Capdupuy à publicação.

T\u00eanis Charlie Louis Vuitton

Tênis Charlie da Louis Vuitton tem 90% dos materiais de origem natural e reciclávelDivulgação

A sola do tênis é feita com 94% de borracha reciclável, fator que, segundo a Louis Vuitton, ajuda na absorção dos impactos nas pisadas. O tecido da parte de cima, por sua vez, é composto por poliéster, também reciclado, e uma camada de biopolioli, um tipo de plástico feito a partir do milho. Tanto a língua do sapato, quanto os detalhes da parte de trás — como o logo da marca — são feitos com nylon derivado de reciclagem, retirado de redes de pesca, restos de tecidos e plástico industrial.

O tênis Charlie será lançado no dia 12 de novembro nos Estados Unidos e terá versões de cano alto, que custarão 1.130 dólares, e de cano baixo, por 1.080 dólares. Ambos serão empacotados em uma embalagem sustentável, feita de fibras de madeira reutilizada, que poderá ser usada no futuro como sacola de compras.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes