Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Pense no seu guarda-roupa e na peça que você mais gosta: ela estica, se ajusta de forma confortável ao corpo, te dá liberdade de movimento? Então é muito provável que sua roupa tenha fio elastano na composição do tecido, assim como seus jeans ou suas meias preferidas. Uma das mais importantes contribuições da indústria química para a moda, o fio elastano foi inventado em 1958, nos Estados Unidos, pela DuPont e batizado com a marca LYCRA®, que hoje pertence à empresa de mesmo nome, a The LYCRA Company. O fio se tornou essencial para a indústria da moda, principalmente quando pensamos em moda praia, fitness e lingeries.

Passados mais de 60 anos, LYCRA® continua sendo uma das marcas mais lembradas, com o reconhecimento global alcançando 87%. Mas tal força de lembrança exige um comprometimento não só com a inovação, mas com a sociedade como um todo. Por acreditar que negócios saudáveis dependem de um planeta saudável, em 2008 a empresa lançou seu pacto com a sustentabilidade por meio do programa Planet Agenda, um compromisso cada vez maior da companhia em ter uma operação de menor impacto socioambiental.

Estruturar uma agenda de atuação para a sustentabilidade é um desafio complexo e, por isso, o Planet Agenda é sustentado por três pilares interdependentes. O primeiro deles é de Responsabilidade Corporativa: manter um ambiente de trabalho seguro e saudável, ser um bom empregador e cidadão corporativo. Depois, minimizar a pegada ambiental por meio de conservação de recursos, redução de emissões e eliminação de resíduos, garantindo Excelência na Fabricação. Por fim, e igualmente importante, Sustentabilidade do Produto, usando menos recursos e melhorando o desempenho ambiental das fibras e dos tecidos.

PUBLICIDADE
Introduzindo soluções em fios e tecidos renováveis da The LYCRA Company

O reconhecimento global da marca LYCRA® vem atrelado à percepção de inovação e qualidade do produto. Fazer para durar foi algo que sempre esteve nas diretrizes da empresa, constantemente fortalecida por meio de produtos como o fio LYCRA® XTRA LIFE™, pensado para aumentar a durabilidade das peças de moda praia e natação, mantendo sua forma por mais tempo e resistindo até dez vezes mais aos danos causados pelo cloro em piscinas, ou ao contato com cremes, loções, óleos e protetores solares.

Mantendo o ritmo de inovação, em 2019 a empresa lançou o primeiro fio elastano com material reciclado, o LYCRA® EcoMade. Produzido com 20% de material reciclado pré-consumo (resíduo de fábrica), ele tem a mesma qualidade já conhecida do fio LYCRA® original. Na produção de fios sintéticos, substituir parte da matéria-prima virgem por reciclada pode resultar na diminuição de diversos impactos relativos à primeira fase de produção, com maior destaque para as emissões de gases de efeito estufa (GEE)*.

PUBLICIDADE

O fio LYCRA® EcoMade faz parte da linha de produtos EcoMade, alinhada com os compromissos da Planet Agenda, e possui as certificações OEKO-Tex e GRS (Global Recycle Standard). Outro ponto interessante de ressaltar é que 25 produtos da The LYCRA Company possuem certificação C2C (Cradle to Cradle®) Nível Ouro em Material Health, o que significa que todas as fibras foram testadas e certificadas como livres de níveis perigosos de mais de 100 substâncias e, portanto, são inofensivas em termos humano-ecológicos. A certificação também é compatível com a campanha "Detox My Fashion", do Greenpeace, que incentiva as marcas a removerem químicos tóxicos da sua produção e de seus produtos.

Hoje a indústria têxtil está muito focada no desenvolvimento de soluções para uma economia circular e os consumidores estão sendo cada vez mais incentivados a valorizarem roupas de maior qualidade e durabilidade. Nesse sentido, a The LYCRA Company tem se focado em soluções para a circularidade, oferecendo uma variedade de produtos que reduzem ou retardem o desperdício. Com o lançamento do fio LYCRA® EcoMade, a empresa inicia um diálogo com todos os atores da indústria da moda, inclusive com os usuários, sobre a importância de o setor têxtil se envolver e desenvolver tecnologias capazes de acelerar os passos da moda rumo à sustentabilidade e à moda circular.

* Dado retirado do relatório "Fios da Moda: Perspectivas Sistêmicas para a Circularidade" (2021).

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.