MFW: Ferragamo, verão 2025

Maximiliam Davis, diretor de criação da Ferragamo, olha para o balé para criar um utilitarismo de luxo na semana de moda de Milão.


ferragamo mfw
Ferragamo, verão 2025. Foto: Getty Images



O convite para o desfile de verão 2025 da Ferragamo veio acompanhado de croquis de sapatilhas de balé. Ele já entregava um pouco do que seria apresentado na manhã deste sábado (21.09), durante a semana de moda de Milão. Em uma referência mais literal ao uniforme de treino da dança, as primeiras modelos a cruzarem a passarela vestiam malhas torcidas e calçavam sandálias com fitas de seda subindo a canela.

ferragamo mfw

Ferragamo, verão 2025. Foto: Getty Images

ferragamo mfw

Ferragamo, verão 2025. Foto: Getty Images

Para desenvolver a coleção, o diretor criativo Maximilian Davis partiu de uma antiga fotografia. Nela, Salvatore Ferragamo, fundador da etiqueta italiana, ajuda a dançarina e antropóloga Katherine Dunham a calçar seus sapatos. Afro-americana, Katherine realizou muitas de suas pesquisas na Jamaica, país em que também nasceu o pai de Maximilian. A conexão deu a liga para que o estilista recuperasse a relação da marca com o balé.

A moda está inclinada a tendência há algumas temporadas, mas o designer não se limita às obviedades. Além de adicionar novas camadas à conversa como, por exemplo, apontar a vivência negra em um campo historicamente entendido como branco, o tema é desenvolvido de forma mais complexa ao longo do desfile. 

ferragamo mfw

Ferragamo, verão 2025. Foto: Getty Images

ferragamo mfw

Ferragamo, verão 2025. Foto: Getty Images

Do collant lá do início, a coleção chega a uma imagem robusta, onde o utilitarismo vai parar em peças de luxo. É por isso que os vestidos-paraqueda são confeccionados em nylon de seda e a alfaiataria tradicional é acompanhada de agasalhos esportivos.

Esse jogo de opostos também injeta conforto à moda noturna: as saias ficam mais sensuais com recortes arredondados, garantindo mais movimento. As bolsas também surgem menos rígidas. Molengas, elas são abraçadas por quem as carrega debaixo do braço, como se fosse à aula de balé ou à pista de dança. 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes