Morre Claude Montana aos 76 anos – relembre sua trajetória

Estilista Claude Montana inventou o "power dressing" e foi chamado de "pai da ombreira", marcando a moda dos anos 1980.


Claude Montana
Claude Montana no fim de seu desfile. Foto: Reprodução/Instagram



Morreu, nesta sexta-feira (23.02), Claude Montana, aos 76 anos de idade. Um dos expoentes da moda dos anos 1980 ao lado de Thierry Mugler, o francês fez história com suas silhuetas absurdas e desfiles teatrais, sendo chamado de o “pai de ombreira”. Ele ficou conhecido por ser um couturier especializado em couro e pelo chamado power dressing. O estilista morreu em Paris, no hospital Bretonneau. 

Claude Montana

Desfile de Claude Montana. Foto: Getty Images

Claude Montana nasceu em 1947, em Paris. Ele começou sua carreira criando joias de papel machê cobertas por pedrarias, mas logo se encantou pelo couro e suas infinitas possibilidades. Seu primeiro desfile foi em 1976. Ele fundou sua marca própria em 1979, a House of Montana, se unindo a Thierry Mugler como um dos expoentes da moda dos anos 1980, com ombreiras gigantes, silhuetas radicais e combinações de cores ousadas para a época.

Leia mais: Quando estilistas se vão ou obrigada por tudo, Thierry Mugler

Após marcar o que foi chamado de “power dressing”, Montana abaixou o tom e ficou conhecido pela sua alfaiataria impecável, influenciando, até os dias de hoje, vários estilistas importantes. No fim da década de 1980, ele criou silhuetas extremas sem o uso de ombreiras ou enchimentos.

Claude Montana

Claude Montana no ateliê da Lanvin. Foto: Getty Images

Anos depois, o estilista foi convidado para comandar a maison Dior, mas preferiu assumir a Lanvin, em 1989. A casa criada por Jeanne Lanvin celebrava seu centenário. Na década de 1990, a etiqueta começou a passar por problemas financeiros, chegando a falir em 1997. Seu último desfile aconteceu em 2002.

Seu nome sempre será lembrado pelas passarelas performáticas e posudas que marcaram os anos 1980. Em uma ocasião, Christian Lacroix os chamou de “verdadeiros espetáculos”. E eram mesmo. RIP, Montana!

Claude Montana

A brasileira Betty Lago no desfile de Claude Montana. Foto: Getty Images

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes