Morre estilista espanhol Paco Rabanne aos 88 anos

Um dos principais nomes responsáveis pelo futurismo e estética espacial da moda dos anos 1960, faleceu nesta sexta-feira (03.02).


O estilista Paco Rabanne.
Foto: Getty Images



Morreu nesta sexta-feira (03.02) aos 88 anos, o estilista espanhol Paco Rabanne. A informação foi confirmada pelo grupo Puig, que detém os direitos da marca que leva o seu nome.

Natural de San Sebastián, Rabanne ele se exilou na França durante a Guerra Civil Espanhola. Estudou arquitetura em Paris e trabalhou na área de acessórios de marcas como Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy e Pierre Cardin.

O estilista Paco Rabanne.

Foto: Getty Images

O estilista espanhol ganhou notoriedade internacional na década de 1960, principalmente pelo uso incomum de materiais como plástico e metal na construção de suas roupas. Nome fundamental do visual da era espacial, o designer também lembrado por suas fragrâncias, como o perfume Calandre. Ele se aposentou em 1999 e raramente era visto em público, mantendo uma vida bastante privada. Na direção da grife que carrega o seu nome passaram nomes como Manish Arora e Julien Dossena, atual diretor de criação.

“O seu espirito rebelde, radical, o diferenciou: existe apenas um Rabanne. Com sua morte, somos lembrados mais uma vez de sua gigantesca influência na moda contemporânea, algo que se mantém na casa que carrega o seu nome”, disse José Manuel Albesa, presidente da divisão de moda e beleza do grupo Puig.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes