Morre estilista Jefferson Kulig

Paranaense marcou a moda nacional pelo uso de tecidos tecnológicos e sustentáveis muito antes do assunto se tornar pauta essencial ao mercado.


origin 117
Foto: Agência Fotosite



Faleceu na terça-feira, 01.03, o estilista Jefferson Kulig, aos 54 anos. A informação foi comunicada por sua irmã Karina Kulig Wolff em suas redes sociais. Natural do Paraná, Jefferson ficou conhecido no mercado por suas experimentações com tecidos tecnológicos e viés sustentável, numa época em que o assunto parecia coisa de outro mundo para a indústria da moda. A paixão pelo assunto vem do berço. Seus pais eram donos de uma fábrica de tricô e, já na infância, o paranaense mostrava gosto pela área têxtil.

 

 

Ainda assim, quando chegou a hora de escolher um curso universitário, optou pela economia. Já formado, apresentou sua primeira coleção aos 20 anos de idade. Tempos depois, foi estudar moda no Studio Berçot, em Paris. Sua estreia na São Paulo Fashion Week veio após 15 anos de carreira. Entre os anos 1990 e 2000, o estilista realizou mais de 10 desfiles, muitos deles combinando conceitos de física e química com referências de música, cinema e teatro.

image 1141

Foto: Agência Fotosite

Jefferson chegou a ter uma loja na capital paulista, na Rua Bela Cintra, no bairro do Jardins, onde reunia uma clientela fiel e amante de seu estilo. Contudo, com o encolhimento do mercado e outros problemas na economia do país, acabou fechando seu negócio.

image 1142

Foto: Agência Fotosite

Nos últimos anos, estava dedicado a um novo projeto, o Use Natureza, com foco no uso e exploração de materiais mais sustentáveis ou que causassem menos impacto no meio ambiente.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes