• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Um dos maiores beauty artists da moda nacional, Helder Rodrigues atua profissionalmente há mais de 10 anos e é responsável por algumas das belezas mais fortes do nosso mercado. Além de ter assinado makes icônicas da ELLE Brasil, como a capa histórica de Sônia Braga para a edição de moda e arte, lançada em dezembro de 2017, Helder já realizou desfiles e campanhas para marcas como Vivara, Arezzo, Sauer, Ellus, David Lee e Pedro Andrade, entre muitas outras.

Com a pandemia e uma pausa obrigatória nos trabalhos, Helder decidiu encarar um novo desafio e lançar sua própria linha de make, a Herō Beauté, uma marca vegana, natural e multifuncional, que entrou no mercado em setembro de 2021 e, desde então, vem fazendo sucesso com seus balms de diferentes tons e propriedades. “Minha ideia era criar algo novo e prático”, explica o convidado do décimo primeiro encontro do #MovimentoELLE. “Usei a minha expertise em maquiagem, moda e skincare para oferecer um produto que fizesse sentido hoje. Foram muitos meses de pesquisa, testes e uma vontade genuína de fazer diferente, de respeitar os processos.”

Uma de suas principais preocupações era com o descarte excessivo na indústria de beleza. “As vezes recebo um único batom e junto vem uma bula, caixa, sacola, papel de seda, e tudo é descartado. Então, comecei pensando no que não gostaria de ter na minha marca, esse descarte, que também tem um alto custo."

PUBLICIDADE

Por isso, a Herō não utiliza plásticos convencionais em nada. Em vez disso, são todos feitos de PE verde, um material extraído da cana-de-açúcar e que causa menor impacto ambiental na sua produção. Além disso, as embalagens dos balms são 100% feitas em papel. “Foi bem difícil chegar a esse resultado, porque o mercado consciente tem praticamente um fornecedor, e esse tipo de embalagem é bem mais cara do que a de plástico convencional. É um investimento mesmo”, diz Helder.

Outra preocupação era desenvolver uma maquiagem colorida, de alta fixação e pigmentação, mas que também fosse natural, adequada para o nosso clima tropical e que funcionasse em diferentes tons de pele. “Muitas vezes compramos produtos de outros países e a performance não é a mesma, por ser um produto feito para o frio”, explica. Cada balm foi testado em peles diversas para chegar num produto de qualidade, vegano e agênero. “Comecei pelas cores que mais usava no meu trabalho e em itens essenciais que todo mundo deve ter.”

PUBLICIDADE



Entre seus lançamentos, estão os balms Acerola, Marrom, Hortênsia, Tangerina e Incolor – que também tem função regeneradora e restauradora. Há ainda uma linha de velas e outras novidades de skincare vindo pela frente. “Acredito que nosso maior diferencial está nos valores, por isso, seguimos pesquisando e imaginando produtos que sejam sustentáveis, necessários, charmosos e funcionais, com qualidade e praticidade, em fórmulas inovadoras e design criado no Brasil.” A seguir, confira outros highlights da conversa:

Pesquisa é tudo

“Como maquiador, testei muitas marcas naturais brasileiras e, como profissional da maquiagem, não sentia vontade de usar esses produtos, pois não achava as embalagens desejáveis, por exemplo. Por isso, a Herō se baseia no que já havia no mercado e valia fazer diferente”.

Olho na estratégia

“Lançamos um produto por mês para sentir o mercado e ficamos sempre atentos com as datas de lançamento, quais geram mais retorno ou não. Também investimos no marketing digital, pois acredito que é muito necessário para fixar a imagem da marca na cabeça das pessoas.”

TJ / Tamo Junto

“Tenho a sorte de ter amigos talentosos que colaboraram com a construção criativa da marca. É importante estar cercado de pessoas de confiança que possam ajudar e agregar nesse processo”.

Nas redes

“Não tivemos grandes desafios com as redes sociais, sempre tive bastante certeza do caminho criativo que queria seguir, e isso se reflete no nosso perfil de Instagram e nas campanhas, feitas com pessoas reais e explorando uma ideia de leveza, alegria e naturalidade.”

PUBLICIDADE
Sem perder o glow

“Acredito que o maior desafio hoje é entregar um produto de valor, sendo uma marca pequena, que possa competir com as grandes. Além disso, no mercado da beleza, temos uma série de aprovações e registros da Anvisa, que dificultam o processo, e a questão da falta de fornecedores de embalagens sustentáveis. Às vezes, me sinto bastante cansado, mas ao mesmo tempo muito feliz com tudo que realizamos até aqui.”

O que é o #MovimentoELLE
O #MovimentoELLE é um projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.