• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Gerar e criar oportunidades para que mais mulheres tenham sucesso dentro da cadeia de moda. Trabalhar com pequenas comunidades em busca de uma produção local e mais sustentável. Ser uma plataforma de visibilidade para pequenos empreendedores, artistas e artesãos. Essas são algumas das iniciativas que a Renner implementou nos últimos anos, tanto pelo Instituto Lojas Renner, como pela Lojas Renner. “No próximo um ano e meio, por exemplo, pretendemos impactar mais de 3 mil mulheres empreendedoras através de cursos online gratuitos, mentorias e projetos de aceleração”, conta o Diretor Executivo do Instituto, Eduardo Ferlauto.

No décimo encontro do #Movimento, os Heads de Pesquisa e Marketplace da marca, Ciça Anselmi e Tiago Gonçalves, bateram um papo com os pequenos e médios empreendedores apoiados pelo projeto sobre como poderiam visualizar novas oportunidades para os seus negócios e também se relacionar com grandes empresas, como a Renner. “Queremos fomentar a cultura de moda no Brasil e implementar melhores práticas no setor, seja no desenvolvimento, na criação ou na produção”, explica Ciça Anselmi.

Há 12 anos desenvolvendo produtos femininos e, recentemente, liderando a parte de pesquisas macro e de moda da Renner, Ciça também é parceira do Instituto Lojas Renner e da área de sustentabilidade da empresa na busca por novas colaborações com pequenas comunidades e empreendedores. “Hoje atuamos em três frentes: na formação de novos fornecedores, no desenvolvimento de coleções colaborativas e como plataforma de visibilidade para marcas vendedoras, através do marketplace”.

PUBLICIDADE

Para Anselmi, cada parceria representa um novo aprendizado. “É uma maneira de ganhar repertório e aprender a trabalhar com outros formatos”. Entre as mais recentes estão a collab com o Movimento Eu Visto o Bem; a coleção RE Minas, desenvolvida com algodão agroecológico da agricultura familiar do Norte de Minas Gerais; e o projeto Somos Arte, com diferentes edições de peças assinadas por artistas que refletem a contemporaneidade brasileira. “Acima de tudo, buscamos verdade nessas colaborações, para que tenham consistência e façam sentido de ambos os lados”.

A mesma premissa está no novo marketplace da Renner, liderado por Tiago Gonçalves há pouco mais de um ano. “Começamos o projeto em fevereiro de 2021 com muito cuidado, porque queríamos nos diferenciar no mercado”, explica ele, que possui 20 anos de experiência no comércio eletrônico. “Como a ideia era complementar o sortimento de produtos da Renner, demos muita atenção à curadoria de marcas diferenciadas, para que tivessem sinergia com o nosso posicionamento e diversidade ao cliente”.

PUBLICIDADE

Em maio do mesmo ano foi lançada a primeira versão, uma espécie de laboratório de novas marcas, que rapidamente evoluiu para uma plataforma de marketplace de nicho, com 212 vendedores de moda e lifestyle ativos no site. “Tivemos um retorno positivo dos clientes, que ficaram felizes pelo complemento, então é um projeto que brilha muito os olhos”.

E para entender um pouco mais do beabá do marketplace, Tiago compartilhou alguns insights para vendedores interessados em fazer parte de um marketplace, que você confere abaixo:

Benefícios

Através de um marketplace, você pode realizar vendas sem grandes investimentos, ter uma exposição maior de marca, receber o pagamento antecipado, aumentar o volume de vendas, além de ter apoio nos serviços de logística, SAC e financeiros.

SOS gestão

Existem ferramentas que auxiliam o lojista a se conectar ao marketplace, como os hubs integradores. Além de ajudar o lojista a vender em marketplaces com mais tranquilidade (alguns já são homologados pelas empresas), elas possibilitam que o controle de estoque e edição de cadastros sejam automatizados, permitindo que o lojista tenha uma operação de alta performance.

Frete descomplicado

Prazo e fretes competitivos e atraentes são um grande diferencial para o cliente.

O que é o #Movimento
O #Movimento é um projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda.

PUBLICIDADE

Saiba mais sobre o Instituto Lojas Renner no instagram @institutolojasrenner.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.