Quem é Nicolas di Felice?
Estilista belga é o novo escolhido para apresentar a alta-costura da Jean Paul Gaultier.
Depois coleção assinada por Simone Rocha em janeiro, Jean Paul Gaultier convoca Nicolas di Felice, o diretor criativo da Courrèges, para desenvolver o seu próximo desfile de alta-costura. “Estou grato por ter a oportunidade de trabalhar com esse ateliê lendário. Mal posso esperar para as pesquisas no arquivo!”, celebrou o designer em entrevista ao WWD.
Após se aposentar das passarelas em janeiro de 2020, Jean Paul Gaultier teve a ideia de convidar diferentes estilistas para assinar as coleções de alta-costura da marca. Desde então, já foram Chitose Abe, Glenn Martens, Olivier Rousteing, Haider Ackerman, Julien Dossena e Simone Rocha. Agora, será a vez de Nicolas di Felice reinterpretar a vasta obra do francês.
A coleção de Simone Rocha para Jean Paul Gaultier. Foto: Getty Images
“Vim de uma pequena vila onde não se encontrava revistas de moda. Mas Gaultier sempre foi conhecido por todos. Ele estava na televisão, nas lojas de perfume”, disse Nicolas ao WWD. Nascido na Bélgica, o estilista desenvolveu seu interesse pela moda ainda na infância ao assistir um programa musical e ficar obcecado pelos figurinos das bandas. Mais tarde, se formou na faculdade La Cambre, em Bruxelas.
Leia mais: Raio X: Jean Paul Gaultier
O primeiro grande estilista a contratá-lo foi o seu xará, Nicolas Ghesquière, na Balenciaga, em 2008. Depois disso, passou pela Dior de Raf Simons até voltar a trabalhar com Ghesquière, agora na Louis Vuitton. Lá, Di Felice cresceu e se tornou designer sênior de moda feminina.
Courrèges, inverno 2024. Foto: Getty Images
Porém, o estilista só chegou ao cargo principal de diretor criativo em 2020, ao ser convidado pela Courrèges a assumir o cargo. Até então, a marca, conhecida pelo futurismo na década de 1960, estava lutando para manter a sua relevância. De cara, Nicolas Di Felice atualizou os códigos icônicos da etiqueta, como as jaquetas de vinil e os microvestidos, e vestiu grandes artistas, incluindo Beyoncé.
“Nicolas reinterpretou o estilo de Courrèges, ao mesmo tempo que trouxe novas influências para a mesa. Desde o início de sua carreira, ele é ousado e criativo”, elogia Gaultier. A coleção única de Nicolas di Felice para a marca do icônico estilista francês será apresentada durante a temporada de alta-costura, marcada para 24 a 27 de junho, em Paris.
Leia mais: A trajetória de Jean Paul Gaultier
Nicolas di Felice. Foto: Getty Images
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes