Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Moda

Nike lança programa de revenda de tênis

O Refurbished irá coletar calçados usados, consertá-los e vendê-los novamente por um preço mais baixo.

Getty Images
Gucci lançará coleção com a Balenciaga, diz site
PUBLICIDADE

A Nike lançou nesta segunda-feira (12.04) o programa de economia circular Refurbished, que irá coletar tênis usados, consertá-los e colocá-los de volta no mercado por um preço mais barato. Por hora, a iniciativa está restrita a apenas 15 lojas, todas nos Estados Unidos, mas a marca planeja ampliá-lo assim que possível.

A "reforma" dos calçados, no entanto, só é possível para tênis devolvidos até 60 dias depois da compra. Segundo a Nike, os processos de recuperação e desinfecção serão feitos manualmente. Os novos donos dos tênis poderão optar por três categorias de compra: "como novo", "pouco usado" e "com defeito estético", para sapatos com problemas de fabricação.

Além de contribuir com o meio ambiente, o programa visa redirecionar para Nike os lucros de revenda de tênis usados, que costuma acontecer de forma independente, em outras plataformas e marketplaces. Diferente de outras iniciativas, a Rerfurbished não irá oferecer nenhuma gratificação aos consumidores que doarem seus sapatos velhos, como faz, por exemplo, a marca de jeans Madewell, que oferece um crédito de 20 dólares na loja a cada par de calças antigo doado.


Em resposta a um mercado que superproduz para depois descartar, estilistas e marcas independentes estão mixando peças de várias etiquetas de luxo para criar um novo guarda-roupa consciente.

PUBLICIDADE



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE