Fotos: Divulgação
PUBLICIDADE

A contagem regressiva da moda para a Olimpíada de Tóquio-2020 já começou. Com menos de 10 dias para o início do maior evento esportivo do mundo, a Nike acaba de anunciar nesta quarta-feira (14) o lançamento de quatro colaborações assinadas por gigantes do estilo internacional e cujas peças chegam às lojas em drops a partir deste mês.

Os japoneses Chitose Abe, da sacai, e Jun Takahashi, da Undercover, estão na lista, que ainda inclui a coreana-americana Yoon Ahn, da AMBUSH, e o americano Virgil Abloh, da Off-White. Todos criaram coleções-cápsula para esse projeto, que já é um dos maiores esforços impetrados por uma marca esportiva para conectar o design de ponta ao guarda-roupa de alto desempenho.

Looks da cole\u00e7\u00e3o da Off-White para a Nike Conjuntos criados por Virgil Abloh, da Off-White, para a Nike. As peças chegam às vitrines na sexta-feira (23).

Já na sexta-feira (23), quando está programada a cerimônia de abertura, a marca esportiva disponibilizará as roupas assinadas em parceria com a Off-White. São dois conjuntos que revelam a pegada urbana comum ao trabalho de Abloh, mas misturada ao que a grife chama de interpretação futurista das roupas de alta performance.

Cinco dias depois, na quarta-feira (28) é a vez da Undercover revelar a tesoura afiada em looks que misturam a estética dos modelos vintage do uniforme de basquete à cultura do streetball. A referência de Takahashi não é aleatória, porque, vale lembrar, a modalidade 3x3 do esporte estreia nesta Olimpíada.

PUBLICIDADE

Cria\u00e7\u00f5es de Jun Takahashi, da Undercover, que celebram o basquete Peças criadas por Jun Takahashi, da Undercover, celebram mescla do uniforme vintage do basquete com o streetball.

Já as roupas da AMBUSH, que devem chegar às lojas em 30 de julho, exploram a estética hipercolorida vinculada à cultura japonesa, unindo uma paleta elétrica de rosa e verde ao estilo motocross, numa ode ao movimento e à alta velocidade. Segundo diz a estilista da marca, Yoon Ahn, "o engraçado sobre a moda é que todos esses elementos diferentes podem coexistir com funcionalidade".

Modelos posam em moto vestidos com pe\u00e7as de Yoon Ahn, da AMBUSH, para a Nike. Visual futurista e hipercolorido do Japão inspiraram Yoon Ahn, da AMBUSH. As roupas serão lançadas em 30 de julho.

Foi esse mesmo espírito utilitário que moldou as ideias de Chitose Abe, da sacai. A estilista, que ganhou os holofotes da alta-costura ao assinar a primeira coleção da marca Jean Paul Gaultier sem o estilista à frente da maison, arranjou tempo para conceber o híbrido entre tradição e modernidade das peças que a Nike deve lançar em 4 de agosto.

As peças de Abe combinam texturas e tecidos contrastantes, apoiadas na ideia de fundir o esporte aos códigos da sacai e, assim, criar silhuetas inesperadas. Segundo a estilista, as peças "podem ser usadas não apenas na prática de performance, mas também no dia a dia".

PUBLICIDADE

Modelos posam com roupas criadas por Chitose Abe, da sacai, em parceria com a Nike Os conjuntos utilitários de Chitose Abe, da sacai, fundem os códigos da grife com elemetos de alto desempenho.

A partir dessa iniciativa, a Nike quer chamar a atenção para o poder de união do esporte, uma faísca que, de acordo com a marca, pode "despertar imaginação, inúmeras possibilidades e muita vibração" ao abordar o espírito rebelde de quem rompe barreiras e cria novos arquétipos com o intuito de "honrar a prática de mexer o corpo".

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE