PUBLICIDADE

A Nike recentemente ganhou manchetes na Internet com o lançamento de seu primeiro modelo hands free. Chamado Go FlyEase, é um tênis que pode ser calçado facilmente, sem o auxílio das mãos. É só deslizar o pé para dentro do calçado e pronto. A novidade está sendo apontada como um grande avanço de acessibilidade na indústria, por permitir melhor vestibilidade e autonomia a pessoas e atletas com deficiência ou qualquer limitação de mobilidade.


Nike Go Nike Go FlyEase.Foto: Divulgação

Nike Go

Entre seus desenvolvedores, por exemplo, está a designer e triatleta paraolímpica Sarah Reinertsen. "Falamos com mulheres grávidas, já em estágios avançados da gestação, e agachar ou se curvar para calçar um tênis não é tarefa fácil para ela", explica Reinersten. Porém, a acessibilidade e facilidade do Go FlyEase não tem limites. Sapatos sem cadarço, do tipo slip-on não são novos, porém são raros aqueles que não precisam de um auxílio manual (ou do outro pé) na hora de vestir.

A diferença está na construção do novo modelo. Sua sola possui uma espécie de dobradiça, responsável por projetar e dar suporte ao calcanhar quando aberta. Para fechá-la, basta deslizar o pé para dentro e pressionar o calcanhar para baixo. Uma faixa elástica na parte superior do tênis garante firmeza, estabilidade e conforto no caminhar.

PUBLICIDADE

Ideia de quem?

A enorme acessibilidade do Go FlyEase não foi o único motivo pelas manchetes. Logo após o lançamento oficial da Nike, o apresentador Jimmy Fallon disse, em seu talk show, ser um dos responsáveis por plantar tal ideia na marca esportiva. Depois de uma série de ações em prol de pessoas com deficiência, ele teria pensado em criar tênis que pudesse ser calçado sem o auxílio das mãos.

Em 2019, então, ele teria feito um protótipo de seu "StepLock", um tênis com uma abertura lateral, que permitia uma dobradura similar ao do lançamento da Nike. O comediante também fez seus próprios esboços DIY. Em um papel branco, desenhou o processo passo a passo de como os usuários se encaixariam neles. No programa, ele diz ter feito algumas reuniões com designers e profissionais da empresa, que, depois, levaram o projeto adiante.

Pouco depois de comunicar sua ideia, a equipe de design de Swoosh, da Nike, esclareceu que eles já trabalhavam em um design semelhante há quase 20 anos. De acordo com a label, foram desses designs que surgiu o mais novo modelo da linha FlyEase, focada em criar sapatos engenhosos com foco na acessibilidade e facilidade.

PUBLICIDADE

A data de lançamento do Nike GO FlyEase é dia 15 de fevereiro, mas, por enquanto, apenas para membros Nike.



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE