Novos designers: conheça Ana Clara Watanabe

Combinando moda e mobiliário, a estilista Ana Clara Watanabe quer criar no próprio ritmo e de maneira responsável.


A estilista Ana Clara Watanabe.
Ana Clara Watanabe. Foto: Hugo Takemoto



Era junho de 2022 e a Anacê acabara de entregar seu primeiro desfile presencial na São Paulo Fashion Week, quando Ana Clara Watanabe decidiu deixar a grife que fundou ao lado de Cecília Gromann. A estilista, de 26 anos, estava desacreditada da moda. Resolveu passar uma temporada em Londres, mas não durou muito. No terceiro mês na capital inglesa, recebeu uma proposta da Insider Store, uma etiqueta especializada em roupas básicas com tecidos tecnológicos, e voltou para o Brasil. 

Por aqui, além do novo emprego, começou a experimentar com técnicas de upcycling. Eram uma ou duas peças para ela mesma ou para uma venda pontual em seu perfil no Instagram. Em pouco tempo, a coisa deixou de ser tão pontual e se transformou em negócio. “Queria lançar algo diferente do que todo mundo esperava que eu fizesse”, diz ela sobre sua marca homônima, que combina moda e mobiliário e, agora, ocupa quase que a totalidade do seu tempo.

A estilista Ana Clara Watanabe e modelo.

Ana Clara Watanabe e o modelo Pedro Brantes. Foto: Gustavo Barros

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Usando roupas vintage e tecidos de descarte, a etiqueta funciona em um processo mais lento, sem apego às lógicas e ao timing tradicionais do mercado e com respeito a seus desejos e possibilidades de criação. “Acertei uma modelagem e vou lançar uma quantidade limitada de itens. Se algum modelo esgotar, ele continuará disponível e o cliente receberá um catálogo de tecidos para escolher com qual quer seguir”, explica.

A ideia é que o sob-medida sobressaia e o garimpo de tecidos aponte o rumo das coleções. Watanabe também incorporou sua paixão por móveis na empreitada. São peças como poltronas, mesas e abajures, feitos de plástico reciclado, e itens de madeira garimpados. “Se uma mesa só tem a metade do tampo, completamos o resto com essa matéria-prima, que seria descartada.” O mobiliário é feito em parceria com a Precious Plastic, uma iniciativa de reciclagem, e também segue o ritmo slow. 

Esta reportagem foi publicada originalmente em maio de 2023, no Volume 12 da ELLE impressa. Clique aqui para fazer sua assinatura ou comprar um exemplar avulso.

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