Novos talentos são revelados na 19ª edição do FAAP Moda
Conheça os nomes e os trabalhos vencedores do FAAP Moda 2024, com concurso que viabiliza oportunidades para novos talentos da moda.
Realizado desde 2004 com o objetivo de destacar novos talentos da moda nacional, o concurso FAAP Moda consagrou as alunas Marília May, Sophia Cravo e Maria Cristo como as três vencedoras de sua 19ª edição, realizada ao longo deste último ano. Em adição ao trio eleito pelos jurados especializados, houve também a premiação de Gabriela Felix por meio do voto popular, aberto ao público.
Como incentivo à carreira e ao desenvolvimento profissional, todas as vencedoras serão contempladas com R$ 10 mil em tecidos G. Vallone e com cursos de pós-graduação ou extensão oferecidos pela faculdade paulistana. A primeira colocada, Marília May, será presenteada também com um curso de verão na instituição britânica Central Saint Martins, em Londres, um dos maiores centros educacionais de moda do mundo.
Thai de Melo esteve à frente da apresentação do FAAP Moda 2024. Foto: Rafayane
LEIA TAMBÉM: ELLE Brasil se une à FAAP para oferecer oportunidades a jovens talentos em concurso de moda
A primeira colocada da votação aberta, Gabriela Felix, receberá, além da pós-graduação, a oportunidade de estágio no time editorial da ELLE Brasil. “Mais que uma competição, esse é um momento de celebração do design brasileiro e do futuro da nossa moda”, diz a influenciadora Thai de Melo, que apresentou a cerimônia de encerramento da premiação no Teatro FAAP, onde foram reveladas as vencedoras.
Na equipe de jurados estiveram presentes o diretor de moda da ELLE Luigi Torre, os estilistas Igor Dadona, Vitorino Campos, Ana Clara Watanabe, Bia Parente e Rodrigo Rosner, o diretor criativo Giovanni Bianco, as jornalistas Camila Yahn e Mônica Salgado, o coreógrafo Flavio Verne e as influenciadoras Eliza Zarzur, Mica Rocha e Gabb.
Conheça os trabalhos vencedores
1º lugar, Marília May
Foto: Adriano Escanhuela
A coleção vencedora Todos nós somos palhaços alinha elementos típicos do circo, do romantismo e da psicanálise para uma narrativa que visa mergulhar nos elementos humanos. Para isso, leva como base as vestimentas dos palhaços, em especial os emblemáticos Pierrot, Auguste e White Face, e os volumes e camadas maximalistas que os enroupam. Os tecidos, pintados manualmente, recebem acabamentos desfiados, rendas florais e outros elementos decorativos. “O caos emocional permeia toda a coleção, refletindo a turbulência inerente à condição humana”, comenta Marília.
2º lugar, Sophia Cravo
Foto: Adriano Escanhuela
O descarte têxtil é foco de The end: continues, coleção inspirada na visita de Sophia a Old Fadama, uma comunidade em Gana onde se acumulam montanhas de roupas descartadas. Sendo assim, estruturas que evocam paisagens tóxicas e formas inspiradas nessas montanhas de dejetos são criadas a partir de técnicas de lixo zero e materiais reutilizados, como tecidos, plástico e madeira. “Em Gana, chamam-lhes de ‘dead white mans clothes’. O que os europeus lhes enviam como caridade é na verdade colonialismo de resíduos”, diz a designer.
3º lugar, Maria Cristo
Foto: Adriano Escanhuela
Célia é uma coleção e carta de amor à mãe e à avó de Maria Cristo. “De todo o amor que eu tenho, metade veio delas. E virou arte”, diz Maria. Formas amplas e compridas, que cobrem o corpo extensivamente, como um abraço apertado, dão vida às criações, confeccionadas com diferentes técnicas de crochê, tapeçaria, feltragem e também com a reutilização de cortinas e lençóis, aqui ressignificados.
1º lugar do voto popular, Gabriela Felix
Foto: Adriano Escanhuela
O embate entre a liberdade criativa e as convenções sociais dá o norte à coleção Desbloqueio criativo, que traduz a jornada da expressão infantil até a repressão adulta a partir do contraste entre volumes livres, que expressam movimento, e estruturas rígidas, que trazem à tona uma tensão estrutural. “É sensível testemunhar como a criatividade é gradualmente cerceada pela sociedade, como se cada traço de originalidade fosse contido antes mesmo de florescer completamente”, fala Gabriela.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes