NYFW Verão 2024: Khaite

Khaite, de Catherine Holstein, reafirma os seus básicos com um toque de sensualidade na NYFW verão 2024.


Modelo usa camisa drapeada transparente em apresentação da Khaite na NYFW verão 2024.
Khaite, verão 2024. Foto: Divulgação



Antes de jogar uma lupa na apresentação da marca na NYFW verão 2024, uma contextualizada: a Khaite foi lançada em 2016, por Catherine Holstein, designer metade estadunidense e metade britânica, e é uma das etiquetas mais elogiadas hoje em dia. 

E a estilista já deu as caras no mercado fazendo sucesso. Ela viu a Barneys encomendar uma coleção inteira sua, quando ainda era estudante de moda na Parsons. 

Holstein chegou a ter uma outra empresa com o próprio nome, mas com a Khaite que ela foi indicada duas vezes como melhor designer de moda feminina do ano, pelo Prêmio CFDA, em 2021 e em 2022. Foi vitoriosa no ano passado. 

Modelo usa casaco oversized de couro com franjas na apresentação da Khaite da NYFW verão 2024.

Khaite, verão 2024. Foto: Divulgação

Em um breve resumo, esta é uma das roupas mais desejadas do momento. Mas que tipo de roupa é essa? Bem, sabe aquela quase lenda da mulher nova-iorquina, lapidada por muitos episódios de Sex And The City em nosso imaginário? Ela é superdedicada à carreira, independente, está sempre pronta para um jantar com as amigas no final do dia. 

Se essa mulher existe ou não, fica para outro texto, mas o fato é que Catherine Holstein soube muito bem navegar em cima dessa personagem específica, que é uma figura que muita garota deseja ser. 

Modelo com camisa de mangas volumosas na apresentação da Khaite da NYFW verão 2024.

Khaite, verão 2024. Foto: Divulgação

E isso é alcançado com peças de aparência fácil, aqueles básicos do armário, que a própria designer prefere chamar de “queridinhos”. Em suas mãos, esses queridinhos carregam um ou outro elemento que tornam o item mais especial. 

Para se ter uma ideia, a Khaite explodiu quando Katie Holmes foi clicada com um sutiã de cashmere combinado com um cardigã de mesma cor e material da marca. Roupa simples e cool, um minimalismo sensual, que fez as varejistas apostarem pesado.  

Não é exagero dizer que a Khaite é uma filha da The Row com Tom Ford. E esse parentesco, aliás, define bem essa última coleção, a de verão 2024. Em uma apresentação dramática, num ambiente escuro com focos de luzes acompanhando o caminhar das modelos, vê-se uma série de roupas elementares, mas com uma leve provocação, causada ora por um ombro mais forte, ora por uma cintura marcada. 

Modelo usa casaco oversized de ombros marcados na apresentação da Khaite da NYFW verão 2024.

Khaite, verão 2024. Foto: Divulgação

Modelo veste longo de malha na apresentação da Khaite da NYFW verão 2024.

Khaite, verão 2024. Foto: Divulgação

As camisas e os vestidos drapeados têm uma transparência, o shape oversized geralmente vem por meio de uma jaqueta ou casaco de couro, e em alguns momentos, esses itens ainda ganham franjas ou são combinados com peças mais delicadas. A marca é conhecida ainda pelas boas malhas e acessórios que fazem a diferença, dessa vez, um cinto com metal na parte da frente ou uma sandália de tiras e salto curto que certamente vai virar hit. 

A paleta de cor é majoritariamente preta, branca, dourada, mas abre para um verde militar e um vermelho alaranjado no final. 

NYFW verão 2024: o tal do “quiet luxury” resiste? 

Quiet luxury é um jeito de interpretar essa história. A questão é que em tempos de luxo silencioso, sai na frente quem faz esse minimalismo com muito primor, grifes que trabalham com o mesmo material há anos ou fazem alfaiataria desde sempre. Em marcas novas, essa tentativa pode parecer falta de personalidade ou um amontoado de repetições fáceis de esquecer. O que em alguns casos acontece aqui. 

Modelo de vestido minimalista na apresentação da Khaite da NYFW verão 2024.

Khaite, verão 2024. Foto: Divulgação

A sorte é que a Khaite tem assinaturas que se destacam no meio do amontoado de blazers: no caso, vestidos com jeito de slip dress, bem anos 1990, e que parecem uma folha de papel que abraça a modelo. Trata-se de um trabalho de fluidez impressionante, uma sensualidade que destaca o próprio corpo, não o esconde e faz dessa marca genuinamente desejada hoje em dia.  

LEIA TAMBÉM: Ralph Lauren retorna à NYFW com desfile celebrando raízes estadunidenses

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes