o A Z do jeans mais sustentável da Riachuelo
Com tecnologias têxteis mais sustentáveis, a marca vem entregando aos seus clientes um produto que respeita o meio ambiente. Aqui a gente mostra a você as principais ações, nossas modelagens favoritas e algumas curiosidades desse ícone da moda.
A água é um componente fundamental na produção do jeans. Para ter uma ideia, as lavanderias convencionais usam em média de 40 a 70 litros de água por peça, dependendo do seu processo de fabricação. Na Riachuelo, são utilizados, em média, 12 litros de água para produzir o jeans. Já nos processos mais avançados, a fábrica conseguiu reduzir a média para apenas 3 litros por peça. Além disso, a Riachuelo consegue reaproveitar, após o tratamento, 70% dos resíduos em diferentes áreas da fábrica, como sanitários (5%), jardins (10%) e lavanderia industrial (55%). Os outros 30% são redirecionados à rede municipal de efluentes. Ou seja, 100% da água consumida na fábrica de Fortaleza é tratada após sua utilização.
Com mais de 70 anos de história e 40 mil colaboradores, a Riachuelo é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil, além de possuir o mais amplo parque fabril da América Latina. Entre as diversas ações realizadas com o propósito de valorizar seu capital humano e nacional, está a aderência ao programa Pró-Sertão. Criado em 2013 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, em parceria com a Federação das Indústrias (FIERN) e SEBRAE/RN, o projeto conta com mais de 60 fábricas de costura terceirizadas, que atendem demandas de 15 marcas e já gerou cerca de 5 mil empregos, que beneficiam indiretamente aproximadamente 50 mil pessoas.
Essa e outras ações podem ser conferidas na plataforma de sustentabilidade da marca, Moda Que Transforma, assim como os investimentos em tecnologias têxteis para mitigar os impactos ambientais dos processos convencionais das confecções da indústria, principalmente do jeans. Também vale lembrar que a fábrica de Fortaleza já vem atuando de forma sustentável desde 2019 e concentra toda a produção de jeans da marca.
O modelo, similar ao skinny, é um clássico que merece lugar em qualquer closet. Com comprimento na altura do tornozelo, a calça cigarrete sempre dá um toque moderno ao visual e pode ser combinada de diversas maneiras, desde o combo básico de t-shirt branca + tênis até um visual mais elaborado, com blazer e salto alto.
Muita gente confunde o jeans e o denim, mas é importante saber que ambos são coisas distintas. O jeans vem do denim e sua tonalidade natural é dada pelo corante índigo (aquele azul bem forte). Ele também passa por tingimentos diferentes, além de receber outros tipos de composições. Já o denim é o nome do tecido, então, pode ter qualquer cor, além de dar origem à sarja, que por sua vez possui diversas possibilidades de coloração.
Em 2020, 48% do consumo total da energia consumida pela Riachuelo veio de fontes renováveis. A fábrica de Fortaleza também é abastecida com 100% de energia renovável.
Fibras sustentáveis são outra etapa de um jeans ambientalmente menos impactante. Nesse quesito, a Riachuelo trabalha com matéria-prima de origem mais sustentável e investe cada vez mais em inovação e tecnologia em toda a sua produção. A marca trabalha o jeans com fibras específicas que auxiliam no tingimento, sem precisar de muitos produtos químicos na fabricação. Além disso, em 2020, a Riachuelo se tornou membro da Better Cotton Initiative (BCI), uma organização global sem fins lucrativos, que certifica o processo de produção do algodão.
A coleção de calças jeans femininas plus size da Riachuelo possui uma grade de tamanho que vai do 46 ao 54 e inclui tanto os modelos clássicos, entre eles flare e skinny, como as tendências do momento, com destaque para o Mom Jeans e as Pantacourts. Além dos diferentes shapes, a linha preza pelo conforto, com calças com elástico na cintura, por exemplo, e traz diferentes lavagens, das claras às mais escuras, assim como as opções color, em uma infinidade de tons além do azul.
Com quase 230 anos de história, o jeans é uma paixão mundial que dificilmente sairá das nossas vidas. Prático e versátil, ele pode assumir as mais diversas cores e formas, agradando absolutamente a todos os estilos e bolsos, inclusive aqueles mais luxuosos, com direito a aparições em red carpets fervidos (alô, Britney!) e na alta-costura parisiense, em desfiles de marcas como Chanel, Jean Paul Gaultier e Maison Martin Margiela.
A palavra jeans vem de “Gênes”, nome francês para Gênova, cidade italiana que chegou a ser invadida e anexada pela França em 1797 e de onde o jeans começou a se expandir para o mundo, quando foi incorporado ao uniforme dos marinheiros locais por causa de sua maior resistência. Foi lá também que ele começou a tomar a forma e a cor que conhecemos hoje, com seu azul-índigo tradicional.
Antes feita de moletom, a calça jogger surgiu no esporte (jogger significa “corredor”, em inglês), mas logo conquistou o universo da moda – graças à sua modelagem confortável, mais solta na parte de cima e ajustada ao tornozelo , e passou a ser produzida em outros materiais, como couro, jeans e alfaiataria. Na versão jeans, tanto no clássico azul como em preto, pode compor looks despretensiosos, mas não menos sofisticados, e perfeitos para o dia a dia.
A inovação está na essência da Riachuelo, que há mais de 70 anos vem trabalhando para oferecer peças de qualidade e cada vez mais sustentáveis. É por isso que, em cada detalhe do processo de produção do jeans, há uma redução de até 90% no consumo da água em relação aos processos convencionais e uma redução de até 85% na utilização de químicos.
Na lavanderia dos jeans Riachuelo, o investimento em tecnologia e inovação para ser mais sustentável pode ser conferido através de várias iniciativas, entre elas, a lavagem a laser, que dá o toque de customização de estilo e reproduz efeitos manuais de desgaste do jeans, além de dispensar a utilização dos químicos que costumam ser aplicados no processo.
Para fortalecer ainda mais o seu compromisso com a sustentabilidade socioambiental, a Riachuelo criou recentemente a plataforma Moda que Transforma, onde é possível acompanhar todas as iniciativas da marca voltadas à sustentabilidade, como uma forma de trazer ainda mais transparência às iniciativas da companhia e dos compromissos assumidos com a sociedade. Vale lembrar que a fábrica de Fortaleza já atua de forma sustentável desde 2019 e concentra toda a produção de jeans da marca, que conquista o título 100% mais sustentável, com utilização de energia 100% renovável e menor consumo de água e químicos nos processos do jeans, além de algodão e fibras têxteis mais sustentáveis.
Foi na cidade de Nîmes, no sul da França, que o denim foi fabricado pela primeira vez, em 1792. O nome do tecido, inclusive, faz referência ao local, pois é uma abreviação de “serge de Nîmes” (sarja de Nîmes). Vale lembrar que o denim francês da época era muito diferente do que é utilizado na confecção das calças atuais. Ele ainda não era tingido de azul, por exemplo, e tinha lã animal e seda em sua composição.
Outro processo importante que impulsiona o desenvolvimento sustentável na fabricação do jeans Smart Riachuelo é o gerador de ozônio, que otimiza a produção, permitindo a desengomagem, a limpeza e o clareamento das peças sem utilização de água e químicos.
Sempre preocupada em valorizar os 40 mil colaboradores que fazem parte da família Riachuelo, em 2019 a marca lançou a websérie “Entre Costuras” para contar as histórias das pessoas por trás de cada peça. O olhar humano também está na diversidade e aparece por meio da soma de vozes de forma democrática. “Acreditamos que o modelo de gestão influencia também as ações da empresa no quesito humano. Nossas pesquisas apontam que 93% dos colaboradores estão satisfeitos com o trabalho que realizamos para incluir e trazer diversidade, mas estamos em um processo contínuo de evolução”, explica Marcella Kanner, Head de Comunicação Corporativa e Marca da Riachuelo. Para isso, foram criados quatro Grupos de Trabalho – Raça, Gênero, LGBTQI+ e PCD, formados por colaboradores das mais diversas unidades de negócio e de diferentes níveis hierárquicos – para debater os temas e propor planos de ação à empresa.
Para oferecer produtos que causem um menor impacto ambiental, a Riachuelo investe cada vez mais na compra de matérias-primas certificadas, especialmente para a produção de jeans, mas também em outras coleções, como a Fitness Mais Sustentável, lançada recentemente com peças produzidas com fios de poliamida biodegradáveis Amni Soul Eco®, da Rhodia, também com o fio LYCRA® EcoMade, feito com 20% de elastano reciclado, e com estamparia digital da Berlan Têxtil, que durante todo o processo reduz em 90% o consumo de água e em 30% o consumo de energia, se comparado ao processo rotativo. A marca também está lançando a coleção Tons da Natureza, com peças em acabamentos e matérias-primas de menor impacto ambiental, utilizando fibras mais sustentáveis e tingimento natural.
Com 337 lojas pelo Brasil, ao todo aproximadamente 65% das peças são produzidas nas fábricas da Riachuelo em Natal e em Fortaleza. Com essa capacidade de produção, a marca reutiliza 70% da água. “De acordo com a Global Fashion Agenda, a indústria da moda é o segundo maior consumidor de água. É aproximadamente 1,5 trilhão de litros por ano, ou seja, essa reutilização de água numa fábrica com o porte da Riachuelo é essencial. Dentro da agenda ESG (Environmental, Social and Governance), realizamos uma série de ações voltadas para a mitigação dos impactos socioambientais em todas as nossas operações”, explica Valesca Magalhães, Gerente Sênior de Sustentabilidade da Riachuelo.
Após o sucesso dos Mom Jeans, agora é a vez de o modelo Slouchy brilhar. As calças têm shape similar, mais solto em cima e com cintura alta, porém a slouchy possui pregas na parte da frente, deixando a modelagem bem baggy e afunilada nos joelhos, com um comprimento mais curto. Superconfortável, vai bem tanto com t-shirts quanto com tops cropped ou partes de cima mais trabalhadas, com babados e volumes nas mangas.
Com equipamentos de última geração, a Riachuelo reduziu a utilização de produtos químicos em até 85% na produção de seus jeans, realizada na fábrica de Fortaleza. Com nebulizadores e geradores de ozônio foi eliminada por completo a necessidade de diversas etapas de beneficiamento do jeans, assim como a utilização desses químicos. Os nebulizadores tratam as peças com o mínimo de água e insumos para chegar à aparência desejada no jeans, enquanto o ozônio gera uma reação que dispensa totalmente o uso de ambos. Graças à combinação dessas tecnologias, a marca diminui cada dia mais o gasto de água na sua produção.
O macacão jeans da Riachuelo é um verdadeiro sucesso entre as fashionistas. Na lavagem mais escura, encara produções despojadas e confortáveis, mas sempre muito estilosas, especialmente quando combinado com tênis, coturnos ou sandálias.
Não há como negar: a versatilidade do jeans é uma das principais características que garantem seu lugar no topo da moda ao longo de tantos anos. O jeans pode ser usado em todo tipo de ocasião, em qualquer idade e por qualquer pessoa, não importam sua idade, seu gênero ou sua classe social. O jeans é e sempre será uma das peças mais democráticas do guarda-roupa, aquele BFF que está sempre ao lado, nos acompanhando do trabalho à festa, em todos os momentos da vida.
Outro modelo hit entre as mais estilosas é o Wide Leg, um meio-termo entre a calça reta e a pantalona. Com cintura alta, também é bem confortável e pode incorporar todo tipo de produção. Para sair do básico, vale apostar em um visual total jeans, com camisa de lavagem similar, ou um body com jaqueta oversized, para um resultado mais street. As clássicas podem brincar com blazers e trench coats, e a sugestão para quem gosta de um look moderno é explorar diferentes estampas e texturas para criar composições cool com sua peça Wide Leg.
Foi no século 20, graças aos astros de cinema de Hollywood, que o jeans passou de uma calça exclusiva de operários e mineradores para uma das peças de roupa mais populares do mundo. Quando James Dean apareceu a bordo de calças jeans em meados de 1950, época do lançamento do filme Rebelde sem Causa, a peça ainda era malvista pelo restante da sociedade, que a considerava um item inferior. Mas, à medida que outros ícones, como Marlon Brando, Marilyn Monroe e Elvis Presley, adotavam o jeans em seus looks, a peça conquistou de vez os holofotes, para nunca mais sair de circulação.
No canal da Riachuelo na plataforma de vídeos, você pode conferir diversos conteúdos, como a campanha “A Riachuelo Começou a Seguir Você”, que reforça o posicionamento da marca, que segue pessoas e não tendências, a campanha completa de Dia das Mães, que foi inspirada na influência e no papel de ser mãe, também com os desafios da pandemia, e a websérie “Entre Costuras”, sobre a trajetória de vida de diversos colaboradores da marca.
O zíper foi uma das grandes inovações da calça jeans, e por motivos que você nem imagina. Ele permitiu, por exemplo, que mineradores pudessem urinar sem precisar descer toda a calça. Isso otimizou o tempo e trouxe maior agilidade ao trabalho, o que deixou a peça ainda mais popular.
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