Moda

o A ūĚĎé Z do jeans mais sustent√°vel da Riachuelo

Com tecnologias t√™xteis mais sustent√°veis, a marca vem entregando aos seus clientes um produto que respeita o meio ambiente. Aqui a gente mostra a voc√™ as principais a√ß√Ķes, nossas modelagens favoritas e algumas curiosidades desse √≠cone da moda.

Ilustra√ß√Ķes @viamagalhaes
PUBLICIDADE

CONTE√öDO APRESENTADO POR RIACHUELO

A água é um componente fundamental na produção do jeans. Para ter uma ideia, as lavanderias convencionais usam em média de 40 a 70 litros de água por peça, dependendo do seu processo de fabricação. Na Riachuelo, são utilizados, em média, 12 litros de água para produzir o jeans. Já nos processos mais avançados, a fábrica conseguiu reduzir a média para apenas 3 litros por peça. Além disso, a Riachuelo consegue reaproveitar, após o tratamento, 70% dos resíduos em diferentes áreas da fábrica, como sanitários (5%), jardins (10%) e lavanderia industrial (55%). Os outros 30% são redirecionados à rede municipal de efluentes. Ou seja, 100% da água consumida na fábrica de Fortaleza é tratada após sua utilização.


Com mais de 70 anos de hist√≥ria e 40 mil colaboradores, a Riachuelo √© reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil, al√©m de possuir o mais amplo parque fabril da Am√©rica Latina. Entre as diversas a√ß√Ķes realizadas com o prop√≥sito de valorizar seu capital humano e nacional, est√° a ader√™ncia ao programa Pr√≥-Sert√£o. Criado em 2013 pela Secretaria de Desenvolvimento Econ√īmico do estado, em parceria com a Federa√ß√£o das Ind√ļstrias (FIERN) e SEBRAE/RN, o projeto conta com mais de 60 f√°bricas de costura terceirizadas, que atendem demandas de 15 marcas e j√° gerou cerca de 5 mil empregos, que beneficiam indiretamente aproximadamente 50 mil pessoas.

PUBLICIDADE

Essa e outras a√ß√Ķes podem ser conferidas na plataforma de sustentabilidade da marca, Moda Que Transforma, assim como os investimentos em tecnologias t√™xteis para mitigar os impactos ambientais dos processos convencionais das confec√ß√Ķes da ind√ļstria, principalmente do jeans. Tamb√©m vale lembrar que a f√°brica de Fortaleza j√° vem atuando de forma sustent√°vel desde 2019 e concentra toda a produ√ß√£o de jeans da marca.


O modelo, similar ao skinny, é um clássico que merece lugar em qualquer closet. Com comprimento na altura do tornozelo, a calça cigarrete sempre dá um toque moderno ao visual e pode ser combinada de diversas maneiras, desde o combo básico de t-shirt branca + tênis até um visual mais elaborado, com blazer e salto alto.


Muita gente confunde o jeans e o denim, mas √© importante saber que ambos s√£o coisas distintas. O jeans vem do denim e sua tonalidade natural √© dada pelo corante √≠ndigo (aquele azul bem forte). Ele tamb√©m passa por tingimentos diferentes, al√©m de receber outros tipos de composi√ß√Ķes. J√° o denim √© o nome do tecido, ent√£o, pode ter qualquer cor, al√©m de dar origem √† sarja, que por sua vez possui diversas possibilidades de colora√ß√£o.

PUBLICIDADE


Em 2020, 48% do consumo total da energia consumida pela Riachuelo veio de fontes renováveis. A fábrica de Fortaleza também é abastecida com 100% de energia renovável.

Fibras sustentáveis são outra etapa de um jeans ambientalmente menos impactante. Nesse quesito, a Riachuelo trabalha com matéria-prima de origem mais sustentável e investe cada vez mais em inovação e tecnologia em toda a sua produção. A marca trabalha o jeans com fibras específicas que auxiliam no tingimento, sem precisar de muitos produtos químicos na fabricação. Além disso, em 2020, a Riachuelo se tornou membro da Better Cotton Initiative (BCI), uma organização global sem fins lucrativos, que certifica o processo de produção do algodão.


A cole√ß√£o de cal√ßas jeans femininas plus size da Riachuelo possui uma grade de tamanho que vai do 46 ao 54 e inclui tanto os modelos cl√°ssicos, entre eles flare e skinny, como as tend√™ncias do momento, com destaque para o Mom Jeans e as Pantacourts. Al√©m dos diferentes shapes, a linha preza pelo conforto, com cal√ßas com el√°stico na cintura, por exemplo, e traz diferentes lavagens, das claras √†s mais escuras, assim como as op√ß√Ķes color, em uma infinidade de tons al√©m do azul.


Com quase 230 anos de hist√≥ria, o jeans √© uma paix√£o mundial que dificilmente sair√° das nossas vidas. Pr√°tico e vers√°til, ele pode assumir as mais diversas cores e formas, agradando absolutamente a todos os estilos e bolsos, inclusive aqueles mais luxuosos, com direito a apari√ß√Ķes em red carpets fervidos (al√ī, Britney!) e na alta-costura parisiense, em desfiles de marcas como Chanel, Jean Paul Gaultier e Maison Martin Margiela.


A palavra jeans vem de "Gênes", nome francês para Gênova, cidade italiana que chegou a ser invadida e anexada pela França em 1797 e de onde o jeans começou a se expandir para o mundo, quando foi incorporado ao uniforme dos marinheiros locais por causa de sua maior resistência. Foi lá também que ele começou a tomar a forma e a cor que conhecemos hoje, com seu azul-índigo tradicional.


Antes feita de moletom, a cal√ßa jogger surgiu no esporte (jogger significa "corredor", em ingl√™s), mas logo conquistou o universo da moda ‚Äď gra√ßas √† sua modelagem confort√°vel, mais solta na parte de cima e ajustada ao tornozelo , e passou a ser produzida em outros materiais, como couro, jeans e alfaiataria. Na vers√£o jeans, tanto no cl√°ssico azul como em preto, pode compor looks despretensiosos, mas n√£o menos sofisticados, e perfeitos para o dia a dia.


A inova√ß√£o est√° na ess√™ncia da Riachuelo, que h√° mais de 70 anos vem trabalhando para oferecer pe√ßas de qualidade e cada vez mais sustent√°veis. √Č por isso que, em cada detalhe do processo de produ√ß√£o do jeans, h√° uma redu√ß√£o de at√© 90% no consumo da √°gua em rela√ß√£o aos processos convencionais e uma redu√ß√£o de at√© 85% na utiliza√ß√£o de qu√≠micos.


Na lavanderia dos jeans Riachuelo, o investimento em tecnologia e inovação para ser mais sustentável pode ser conferido através de várias iniciativas, entre elas, a lavagem a laser, que dá o toque de customização de estilo e reproduz efeitos manuais de desgaste do jeans, além de dispensar a utilização dos químicos que costumam ser aplicados no processo.


Para fortalecer ainda mais o seu compromisso com a sustentabilidade socioambiental, a Riachuelo criou recentemente a plataforma Moda que Transforma, onde é possível acompanhar todas as iniciativas da marca voltadas à sustentabilidade, como uma forma de trazer ainda mais transparência às iniciativas da companhia e dos compromissos assumidos com a sociedade. Vale lembrar que a fábrica de Fortaleza já atua de forma sustentável desde 2019 e concentra toda a produção de jeans da marca, que conquista o título 100% mais sustentável, com utilização de energia 100% renovável e menor consumo de água e químicos nos processos do jeans, além de algodão e fibras têxteis mais sustentáveis.


Foi na cidade de N√ģmes, no sul da Fran√ßa, que o denim foi fabricado pela primeira vez, em 1792. O nome do tecido, inclusive, faz refer√™ncia ao local, pois √© uma abrevia√ß√£o de "serge de N√ģmes" (sarja de N√ģmes). Vale lembrar que o denim franc√™s da √©poca era muito diferente do que √© utilizado na confec√ß√£o das cal√ßas atuais. Ele ainda n√£o era tingido de azul, por exemplo, e tinha l√£ animal e seda em sua composi√ß√£o.


Outro processo importante que impulsiona o desenvolvimento sustent√°vel na fabrica√ß√£o do jeans Smart Riachuelo √© o gerador de oz√īnio, que otimiza a produ√ß√£o, permitindo a desengomagem, a limpeza e o clareamento das pe√ßas sem utiliza√ß√£o de √°gua e qu√≠micos.


Sempre preocupada em valorizar os 40 mil colaboradores que fazem parte da fam√≠lia Riachuelo, em 2019 a marca lan√ßou a webs√©rie "Entre Costuras" para contar as hist√≥rias das pessoas por tr√°s de cada pe√ßa. O olhar humano tamb√©m est√° na diversidade e aparece por meio da soma de vozes de forma democr√°tica. "Acreditamos que o modelo de gest√£o influencia tamb√©m as a√ß√Ķes da empresa no quesito humano. Nossas pesquisas apontam que 93% dos colaboradores est√£o satisfeitos com o trabalho que realizamos para incluir e trazer diversidade, mas estamos em um processo cont√≠nuo de evolu√ß√£o", explica Marcella Kanner, Head de Comunica√ß√£o Corporativa e Marca da Riachuelo. Para isso, foram criados quatro Grupos de Trabalho ‚Äď Ra√ßa, G√™nero, LGBTQI+ e PCD, formados por colaboradores das mais diversas unidades de neg√≥cio e de diferentes n√≠veis hier√°rquicos ‚Äď para debater os temas e propor planos de a√ß√£o √† empresa.


Para oferecer produtos que causem um menor impacto ambiental, a Riachuelo investe cada vez mais na compra de mat√©rias-primas certificadas, especialmente para a produ√ß√£o de jeans, mas tamb√©m em outras cole√ß√Ķes, como a Fitness Mais Sustent√°vel, lan√ßada recentemente com pe√ßas produzidas com fios de poliamida biodegrad√°veis Amni Soul Eco¬ģ, da Rhodia, tamb√©m com o fio LYCRA¬ģ EcoMade, feito com 20% de elastano reciclado, e com estamparia digital da Berlan T√™xtil, que durante todo o processo reduz em 90% o consumo de √°gua e em 30% o consumo de energia, se comparado ao processo rotativo. A marca tamb√©m est√° lan√ßando a cole√ß√£o Tons da Natureza, com pe√ßas em acabamentos e mat√©rias-primas de menor impacto ambiental, utilizando fibras mais sustent√°veis e tingimento natural.


Com 337 lojas pelo Brasil, ao todo aproximadamente 65% das pe√ßas s√£o produzidas nas f√°bricas da Riachuelo em Natal e em Fortaleza. Com essa capacidade de produ√ß√£o, a marca reutiliza 70% da √°gua. "De acordo com a Global Fashion Agenda, a ind√ļstria da moda √© o segundo maior consumidor de √°gua. √Č aproximadamente 1,5 trilh√£o de litros por ano, ou seja, essa reutiliza√ß√£o de √°gua numa f√°brica com o porte da Riachuelo √© essencial. Dentro da agenda ESG (Environmental, Social and Governance), realizamos uma s√©rie de a√ß√Ķes voltadas para a mitiga√ß√£o dos impactos socioambientais em todas as nossas opera√ß√Ķes", explica Valesca Magalh√£es, Gerente S√™nior de Sustentabilidade da Riachuelo.


Após o sucesso dos Mom Jeans, agora é a vez de o modelo Slouchy brilhar. As calças têm shape similar, mais solto em cima e com cintura alta, porém a slouchy possui pregas na parte da frente, deixando a modelagem bem baggy e afunilada nos joelhos, com um comprimento mais curto. Superconfortável, vai bem tanto com t-shirts quanto com tops cropped ou partes de cima mais trabalhadas, com babados e volumes nas mangas.


Com equipamentos de √ļltima gera√ß√£o, a Riachuelo reduziu a utiliza√ß√£o de produtos qu√≠micos em at√© 85% na produ√ß√£o de seus jeans, realizada na f√°brica de Fortaleza. Com nebulizadores e geradores de oz√īnio foi eliminada por completo a necessidade de diversas etapas de beneficiamento do jeans, assim como a utiliza√ß√£o desses qu√≠micos. Os nebulizadores tratam as pe√ßas com o m√≠nimo de √°gua e insumos para chegar √† apar√™ncia desejada no jeans, enquanto o oz√īnio gera uma rea√ß√£o que dispensa totalmente o uso de ambos. Gra√ßas √† combina√ß√£o dessas tecnologias, a marca diminui cada dia mais o gasto de √°gua na sua produ√ß√£o.


O macac√£o jeans da Riachuelo √© um verdadeiro sucesso entre as fashionistas. Na lavagem mais escura, encara produ√ß√Ķes despojadas e confort√°veis, mas sempre muito estilosas, especialmente quando combinado com t√™nis, coturnos ou sand√°lias.


Não há como negar: a versatilidade do jeans é uma das principais características que garantem seu lugar no topo da moda ao longo de tantos anos. O jeans pode ser usado em todo tipo de ocasião, em qualquer idade e por qualquer pessoa, não importam sua idade, seu gênero ou sua classe social. O jeans é e sempre será uma das peças mais democráticas do guarda-roupa, aquele BFF que está sempre ao lado, nos acompanhando do trabalho à festa, em todos os momentos da vida.


Outro modelo hit entre as mais estilosas √© o Wide Leg, um meio-termo entre a cal√ßa reta e a pantalona. Com cintura alta, tamb√©m √© bem confort√°vel e pode incorporar todo tipo de produ√ß√£o. Para sair do b√°sico, vale apostar em um visual total jeans, com camisa de lavagem similar, ou um body com jaqueta oversized, para um resultado mais street. As cl√°ssicas podem brincar com blazers e trench coats, e a sugest√£o para quem gosta de um look moderno √© explorar diferentes estampas e texturas para criar composi√ß√Ķes cool com sua pe√ßa Wide Leg.


Foi no século 20, graças aos astros de cinema de Hollywood, que o jeans passou de uma calça exclusiva de operários e mineradores para uma das peças de roupa mais populares do mundo. Quando James Dean apareceu a bordo de calças jeans em meados de 1950, época do lançamento do filme Rebelde sem Causa, a peça ainda era malvista pelo restante da sociedade, que a considerava um item inferior. Mas, à medida que outros ícones, como Marlon Brando, Marilyn Monroe e Elvis Presley, adotavam o jeans em seus looks, a peça conquistou de vez os holofotes, para nunca mais sair de circulação.


No canal da Riachuelo na plataforma de v√≠deos, voc√™ pode conferir diversos conte√ļdos, como a campanha "A Riachuelo Come√ßou a Seguir Voc√™", que refor√ßa o posicionamento da marca, que segue pessoas e n√£o tend√™ncias, a campanha completa de Dia das M√£es, que foi inspirada na influ√™ncia e no papel de ser m√£e, tamb√©m com os desafios da pandemia, e a webs√©rie "Entre Costuras", sobre a trajet√≥ria de vida de diversos colaboradores da marca.


O z√≠per foi uma das grandes inova√ß√Ķes da cal√ßa jeans, e por motivos que voc√™ nem imagina. Ele permitiu, por exemplo, que mineradores pudessem urinar sem precisar descer toda a cal√ßa. Isso otimizou o tempo e trouxe maior agilidade ao trabalho, o que deixou a pe√ßa ainda mais popular.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE