O jeans do Brasil: um mergulho na história do denim nacional
Depois de cinco anos de pesquisa, o projeto o Jeans do Brasil se transforma em livro.

Se você cresceu nos anos 1990, deve lembrar do impacto de nomes como Zoomp, Forum e M. Officer na moda brasileira – e no nosso imaginário. Sim, quando o mercado internacional ainda engatinhava por aqui, a abertura aconteceu em 1989, as grandes marcas do jeans nacional eram as principais responsáveis por praticamente tudo o que virava desejo – e símbolo de status, claro. Ter uma calça com o raio da Zoomp, por exemplo, era fazer parte de determinada tribo de estilo, frequentar certas rodas. Histórias que ficaram perdidas na virada do milênio, mas que são resgatas agora em O jeans do Brasil.
O projeto, importantíssimo numa nação que esquece rápido demais o passado, é encabeçado por quatro mulheres, incluindo Jussara Romão, ex-editora de moda da ELLE, nasceu durante a pandemia e se desdobrou em diversas facetas, incluindo exposições e palestras. E agora ganha uma merecida versão em livro, que será lançado nesta semana na Denim City, em São Paulo.
Ao todo, foram mais de 100 entrevista e quase três mil imagens resgatadas para mapear uma indústria que movimenta hoje mais de R$ 33 bilhões por ano. Mais: um país que domina toda a cadeia produtiva do jeans, do algodão à comercialização.
O jeans do Brasil: um compilado de moda, cultura e business
Dividido em seis capítulos, o livro contextualiza o jeans na cultura e na história da moda, mergulha na cadeia produtiva – da fibra ao consumo – e apresenta um mapa regional, com foco em 10 estados que se destacam no universo do denim. Para finalizar, o último capítulo olha para o futuro, com insights de representantes da indústria, estilistas, empresários, jornalistas e até de consumidores.
Beth Venzon, Giu Castelo Branco, Gabriela Cirne Lima e Jussara Romão. Foto: Divulgação
Para quem quiser saber mais sobre essa trajetória, vale também acompanhar o podcast conduzido pelas quatro idealizadoras: Jussara, Beth Venzon, Gabi Cirne Lima e Giu Castelo Branco.
Veja mais:
ELLE TV: a história do jeans
Serviço:
O jeans do Brasil (R$ 220), prevendajeans@quattroprojetos.
Lançamento em 21.05, das 16 às 20h, na Denim City – Rua Casemiro de Abreu, 604, Brás, São Paulo.
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