Os óculos de sol do momento
Anos 70, gatinho, lente colorida. A Guess transforma formatos icônicos de óculos escuros em objetos de desejo que são tendência imediata – e itens perfeitos para atualizar o look.
CONTEÚDO APRESENTADO POR MARCOLIN
Mais largo, mais estreito ou mais angulado: é impressionante o que a moda é capaz de fazer no restrito espaço reservado aos óculos de sol. Com apenas uma peça, que pode ser levada na bolsa, é possível fazer um statement completo. As armações e as lentes, a um só tempo, comunicam atualidade e dão pistas sobre a personalidade de quem vai por trás delas.
Não é à toa que a busca das tendências para óculos de sol crescem com a chegada do verão – o Google Trends, ferramenta de tendências de busca do Google, mostra claramente em gráfico o aumento da procura pelo termo “óculos de sol” entre novembro e dezembro, ano após ano.
Nesse exercício de design incansável, modelos que pareciam ter ficado no passado voltam com tudo, mas não sem alguma novidade para contar. Um bom exemplo é o modelo gatinho, que aparece entre os lançamentos da nova linha de óculos escuros da Guess. O formato dos anos 1950 – Marilyn Monroe era uma das maiores fãs – foi recapturado por influencers e fashionistas há algumas temporadas. A armação agora vem marcante, com direito a brilhos na parte superior. Outro caminho para o modelo é o uso de materiais inusitados, como o aro com trama metálica que dá leveza ao shape. Seja qual for a inovação, o formato segue sexy, como manda a sua essência.
As armações oversized dos anos 1970 também experimentam a volta em novo estilo. Mais finas e cilíndricas, continuam amplas, mas, no lugar das curvas generosas do aro, aparecem os ângulos agudos, que ajudam a dar ares contemporâneos à estética. É, certamente, a peça que faz diferença na produção, com potencial de transformar o look e com a vantagem de se ajustar bem a diversos formatos de rosto.
Aposta que também aparece entre as novidades da Guess, marca que carrega os conceitos de sexy, jovem e atemporal no DNA, as lentes coloridas e degradê ajudam a modernizar os óculos, além de conferir conforto óptico, já que a luz vibrante dos dias de verão fica mais suave por meio delas. Conta pontos o fato de que as lentes ajudam a proteger os olhos dos raios UVA e UVB, fazendo as vezes de protetor solar. No espaço dos óculos escuros tem tudo isso e mais o benefício da tendência e do alto quociente de moda.
Em tempo: a inesquecível Marilyn Monroe, ícone igualmente sensual, definitivamente jovem e referência atemporal para a cultura e a moda, foi clicada inúmeras vezes usando o modelo gatinho. Mais tarde, aderiu ao shape quadrado, que marcou o fim dos anos 1950. Dependendo do modelo com que ela aparece na foto, é possível localizar a década em que a diva havia sido clicada. Marilyn não chegou a viver os anos 1970, mas certamente teria adotado os modelos grandes e as lentes coloridas que fizeram história na época, assim como as novidades que atualizam os modelos contemporâneos. Sim ou com certeza?
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes