Mile Lab comemora seis anos com evento de moda periférica

Em parceria com o coletivo Vivência Lab, a marca fundada por Milena Nascimento prepara desfile, exposição, palestra e um baile no Grajaú.


Look coleção Espetáculo do Submundo da Mile Lab
Look do novo drop da Mile Lab; Espetáculo do Submundo. Rodrigo Ladeira / Divulgação



Nesta sexta-feira (21.07), a estilista Milena Nascimento comemora os seis anos da Mile Lab, com um grande evento de moda periférica no Grajaú, extremo sul de São Paulo, e berço da marca. “Quebrando a estatística de que empresas fecham em até 5 anos no Brasil, resistimos na indústria há seis anos sem nenhum tipo de incentivo e continuamos na busca por marcas dispostas a contribuir para o crescimento e protagonismo da periferia”, conta ela.

O evento é fruto de uma parceria com o coletivo Vivência Lab, encabeçado pelo pesquisador especialista em comportamentos de consumo periféricos, Wes Xavier. “Hoje vivemos em um mundo múltiplo, repleto de possibilidades de conexões. Acreditar que alguns poucos trendsetters irão guiar o caminho do consumo ou tendência de moda futura é ignorar o Brasil diverso em que vivemos”, dispara ele.

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Na programação, estão diversas manifestações artísticas, pensadas para contribuir com o reconhecimento da potência das ruas. Por isso, o cronograma inclui uma exposição de arte que ilustra a trajetória da Mile Lab e a mostra fotográfica Isso a Globo não mostra, do Vivência Lab.

Foto editorial Mile Lab + Vivência Lab

Imagem de acervo do Vivência Lab, que estará na exposição Isso a Globo não Mostra. Rodrigo Ladeira / Divulgação


Também há muita música envolvida. “Nosso line up terá as DJ’s Lorrany, Vodu Vic e Dayeh; além de uma apresentação do coletivo de MCs Tropa 011, trazendo a essência das Medleys de Rua, que eu considero o verdadeiro círculo de oração dos maloqueiros”, afirma Milena.

A estilista ainda preparou um desfile para lançar o drop Espetáculo do Submundo, que integra a coleção anual da Mile Lab. “Mostraremos o real streetwear brasileiro, começando pelo casting formado por pessoas que de fato fazem parte da realidade que estamos retratando”, antecipa ela.

As peças trazem elementos essenciais da marca, como as silhuetas oversized, jaquetas, calças cargos e parachutes. “Pensei na funcionalidade e ergonomia de cada item, para que acompanhem o nosso público em todos os momentos – do trabalho ao baile, ou até a gira no terreiro”.

Look do drop Espetáculo do Submundo, da Mile Lab.

Look do novo drop da Mile Lab; Espetáculo do Submundo. Rodrigo Ladeira / Divulgação


O evento também terá a apresentação da nova pesquisa sobre hábitos de consumo de moda da Gen Z Periférica, realizada por Wes Xavier. “Entrevistei 26 perfis de jovens nascidos entre 1995 e 2010, como consumidores, criadores e trendsetters que influenciam e existem em um ecossistema paralelo aos canais de comunicação tradicionais”, explica ele.

De acordo com o pesquisador, marcas e empresas vivem dois movimentos de tendências de consumo paralelos no Brasil: um no “asfalto” e outro nas periferias. “A maneira de usar Lacoste na Faria Lima ou em Higienópolis, por exemplo, continua igual, mas é diferente da maneira de usá-la nas ruas das periferias”, pontua Xavier. “As influências e contextos são diferentes, logo, a maneira de olhar e interpretar a marca muda”.  

Outro insight da pesquisa reflete sobre a urgência de identificar e mapear perfis de criadores e trendsetters periféricos para compreender quais são seus espaços de influência. “A periferia investe muito dinheiro em diversos segmentos, da moda ao setor de alimentos, entre tantos outros. Somente em 2021, as favelas movimentaram cerca de 9,6 bilhões por mês”, ressalta o pesquisador. 

O evento começa às 21h e está previsto para terminar às 5h, na Casa Sampaio, próxima a estação Grajaú. Para saber outros detalhes e acompanhar o movimento, vale seguir os perfis da Mile Lab e do coletivo Vivência Lab no Instagram.

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