Paris Fashion Week: Jean Paul Gaultier, verão 2026

Duran Lantink estreia na Jean Paul Gaultier com o objetivo de viralizar.


Jean Paul Gaultier, verão 2026
Jean Paul Gaultier, verão 2026. Foto: Divulgação



O holandês Duran Lantink estreou na direção criativa da Jean Paul Gaultier com a coleção de verão 2026 – a primeira sob o comando de um diretor fixo desde a aposentadoria do fundador, em 2020. O desfile marca também o retorno do prêt-à-porter da grife à semana de moda de Paris, após mais de uma década de ausência.

Jean Paul Gaultier, verão 2026

Jean Paul Gaultier, verão 2026. Foto: Divulgação

Jean Paul Gaultier, verão 2026

Jean Paul Gaultier, verão 2026. Foto: Divulgação

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Desde 2016, Duran mantém uma marca homônima, baseada no reaproveitamento têxtil e na desconstrução das roupas. Com ela, o designer chamou a atenção do mercado por mexer nas proporções de peças banais como um suéter de tricô e uma jaqueta de couro. No début para a Jean Paul Gaultier, ele mostra elementos pessoais mesclados ao universo da maison – o que era de esperar por haver algumas similaridades de interesses. É o caso da atração pelo mau gosto (sim, tanto o brega quanto o kitsch) e o uso de enchimentos para distorcer as formas do corpo.

O desfile abre com um body laranja com a parte dos seios protuberantes e apontadas para as laterais. Não é a versão em cone, criada pelo fundador para Madonna na virada dos anos 1980 para os 1990, mas uma atualização ovalada, com um aspecto quase alienígena. Este mesmo formato de busto já havia sido explorado por Duran em sua etiqueta, no verão 2025.

Jean Paul Gaultier, verão 2026

Jean Paul Gaultier, verão 2026. Foto: Divulgação

Jean Paul Gaultier, verão 2026

Jean Paul Gaultier, verão 2026. Foto: Divulgação

Jean Paul Gaultier, verão 2026

Jean Paul Gaultier, verão 2026. Foto: Divulgação

Jean Paul Gaultier, verão 2026

Jean Paul Gaultier, verão 2026. Foto: Divulgação

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Outras referências clássicas ao estilista veterano dão as caras. As listras azuis e brancas, os chapéus de marinheiro e até uma jaqueta em formato de barquinho evocam a imagem náutica recorrente nas criações do francês. Também aparecem as segundas peles com desenhos de tatuagens, uma assinatura da grife desde os anos 1990. Há uma peça híbrida entre uma calça e um cinto-pochete, com ares de ficção científica dos anos 1980. Este e outros itens são uma clara alusão ao figurino de O quinto elemento (1997), assinado por Gaultier, principalmente o visual formado por tiras brancas usado por Milla Jovovich na trama. A coleção resgata ainda detalhes históricos da marca, como a lingerie e os grafismos de op-art, e temas caros  ao couturier, como sexualidade e gênero. Homens e mulheres desfilam looks semelhantes ou que parecem trocados na concepção popular: garotos de maiô, espartilho e blazers acinturados, enquanto meninas cruzam a passarela com vestes de motoqueira e super-heroína.

Jean Paul Gaultier, verão 2026

Jean Paul Gaultier, verão 2026. Foto: Divulgação

Jean Paul Gaultier, verão 2026

Jean Paul Gaultier, verão 2026. Foto: Divulgação

Jean Paul Gaultier, verão 2026

Jean Paul Gaultier, verão 2026. Foto: Divulgação

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Três modelos aparecem cobertas por macacões com estampas de corpos masculinos nus. A provocação que Duran quer gerar parece estar relacionada a como papéis de gênero são entendidos socialmente. No fim, são mulheres com os peitos cobertos pela figura do torso masculino, em uma roupa criada por um homem. Os mamilos deles são livres para ir e vir – o que não acontece no caso contrário, uma vez que os seios femininos estão sempre sujeitos à censura. A imagem gera discussão, seja com a intenção de escancarar as diferenças, seja com o erro de não medir dois pesos e duas medidas ao tocar no assunto. 

No inverno 2025, em sua marca própria, Duran já havia colocado uma modelo com um top de látex moldado como um torso masculino e, em contraponto, um modelo com seios de látex fartos na passarela. O objetivo parece mesmo ser o de viralizar. Em tempos em que a repercussão digital é tão ou mais importante que propor tendências, produtos e ideias, o estreante simplesmente entendeu o jogo – um jogo do qual o público também faz parte.

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