Por dentro da primeira loja circular da Renner

Novo espaço abre as portas no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, com projeto que prioriza materiais e produtos mais sustentáveis, além de experiência digital e interativa.


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Foto: Divulgação



Uma das maiores varejistas de moda do Brasil, a Renner acaba de dar mais um passo rumo ao desenvolvimento sustentável. Trata-se da inauguração da primeira loja circular da rede, no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro. O espaço abre as portas neste sábado (30.10) e é totalmente pensado para abrigar uma nova infraestrutura física baseada na comunicação multicanal e na economia circular.

“Assumimos o desafio de desenvolver um projeto de loja até então inexistente no mercado nacional e que mostra o que acreditamos ser o caminho para o varejo do futuro”, explica o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio. “A novidade está totalmente alinhada à nossa jornada rumo a uma moda mais responsável”, completa.

Da concepção à operação, a nova loja foi desenhada para diminuir ao máximo os impactos ambientais. Na sua construção, a Renner deixou de usar 8,5 toneladas de aço, por exemplo. Existia ainda a meta de reaproveitar 75% dos resíduos gerados na obra, mas o desafio foi superado, e 94% desse volume foi reciclado e reaproveitado em outras cadeias produtivas.

Toda energia é renovável e de baixo impacto, originada de fonte eólica, utilizada de modo eficiente, para que o espaço alcance uma redução de 24% no seu potencial de aquecimento global. No dia a dia, o consumo de água será cerca de 56% menor em comparação a empreendimentos tradicionais, gerando uma economia de mais de 420 mil litros ao ano.

Outra mudança importante é a fachada, mais permeável e transparente, assim como a vitrine, que passa a ser aberta e integrada. O ambiente interno possui biofilia, com plantas e elementos naturais, e a área de provadores foi redesenhada para abrigar um lounge e cabines individuais mais inclusivas.

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Foto: Divulgação

Nas araras desembarcam as três novas coleções-cápsulas do Selo Re, lançado em 2017 e com produção e/ou matérias-primas de menor impacto ambiental. Entre os destaques estão uma nova edição de Re Jeans, o denim com conceito eco que vem ganhando cada vez mais espaço na marca; a coleção Studio, com peças tingidas naturalmente em tecidos reciclados, linho certificado e viscose e algodão; e a cápsula Algodão Orgânico, com itens feitos a partir do algodão cultivado e colhido de forma artesanal e sem uso de agrotóxicos.

Há ainda o primeiro Espaço Re, ambiente dedicado às iniciativas sustentáveis da marca. Nele estará o coletor do Ecoestilo, serviço de logística reversa pós-consumo que destina corretamente embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza e peças de roupa em desuso. Outra novidade é o espaço do Repassa, plataforma de revenda de vestuário, calçados e acessórios.

O projeto da nova loja está sendo desenvolvido desde 2019 e foi pensado para melhorar as experiências de consumo. Quem passar por lá terá diferentes canais para acessar produtos e serviços, como os totens que levam ao catálogo digital completo do estoque da marca.

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Foto: Divulgação

A comunidade local também deve ser beneficiada com o projeto, uma vez que o Instituto Lojas Renner, braço social da varejista, está desenvolvendo uma série de ações que fomentam o desenvolvimento local. Entre as iniciativas está o Varejo Plural, que capacitou profissionalmente 28 pessoas de grupos minoritários diversos, para atuar tanto nessa loja como em outras da varejistas brasileiras.

Outra ação é o projeto que ofereceu capacitação em costura a dezenas de mulheres migrantes de regiões periféricas do Rio de Janeiro. Parte do projeto é a conexão com o aplicativo SOS Costura, que oferece serviços de reparo e customização de peças, contribuindo para o aumento do ciclo de vida das roupas, além da geração de empregos.

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