Revista Air Afrique é lançada com apoio de Bottega Veneta
Marca italiana retoma parceria com a mídia impressa para o lançamento de título que busca impulsionar as vozes e as artes africanas
Lança nesta sexta-feira (22.06) a Air Afrique, revista dedicada às artes, diálogos e manifestações culturais da afro-diáspora. Criada por um coletivo jovem de Paris, a publicação acontece em parceria com a Bottega Veneta, que realizará eventos personalizados e fornecerá as plataformas da marca para alavancar o alcance da novidade e conectar leitores.
Revista Air Afrique é lançada em parceria com a Bottega Veneta Foto: Divulgação
“Queremos reviver a transcendência africana que a Air Afrique representava”, diz Lamine Diaoune, diretor criativo da revista, nomeada em referência à companhia aérea de mesmo nome que funcionou entre os anos 1961 e 2002.
A empresa de aviação foi um símbolo da liberdade e da soberania de seus países fundadores, então recém-independentes – Senegal, República Centro-Africana, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Benin, Burkina Faso, Mauritânia, Congo, Chade e Níger. Além disso, foi uma grande patrocinadora das culturas do continente e uma expressão do ideal pan-africano. “A Air Afrique era mais do que uma companhia aérea. Era uma plataforma cultural”, complementa o co-fundador Djiby Kebe.
Atendente de bordo da extinta companhia aérea Air Afrique. Foto: Divulgação
A proposta é que o novo veículo, publicado em francês e inglês, impulsione a criatividade e a herança cultural africana, com a divulgação dos trabalhos de artistas e escritores contemporâneos nascidos no continente, bem como franco-caribenhos e franceses. As edições também incluirão arquivos da publicação original da companhia Air Afrique, intitulada Balafon.
Para o lançamento, que acontece no Centre Pompidou, em Paris, a Bottega Veneta organizou a criação de uma série limitada de cobertores de lã nobre, desenhados por Abdel El Tayeb, franco-sudanês que é designer de estúdio da grife italiana.
Bottega Veneta faz série limitada de cobertores com o artista Abdel El Tayeb Foto: Divulgação
A colaboração acontece com a marca própria de Abdel El Tayeb, que combina o artesanato tradicional sudanês com a alfaiataria. Para os cobertores, o designer apresenta uma estética afro-futurista, inspirada nas cores vibrantes dos toub (traje típico) usados pela mãe de Tayeb. Por enquanto, os cobertores estão em exposição na loja da St. Honoré, em Paris, e a revista estará disponível em livrarias selecionadas ao redor do mundo.
Conheça o coletivo fundador da Air Afrique:
Fundador e diretor criativo: Lamine Diaoune
Co-fundadores: Djiby Kebe e Jeremy Konko
Editora-chefe: Amandine Nada
Editores: Zhedy Nuentsa e Ahmadou-Bamba Thiam
Designer gráfico: Axel Pelletanche
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