SPFW N56: Lino Villaventura

Comemorando os 45 anos de sua marca homônima, o estilista Lino Villaventura desfila mais de 70 looks no último dia da SPFW N56.


Look da coleção de Lino Villaventura na SPFW N56
Lino Villaventura, na SPFW N56 Zé Takahashi/ @agfotosite



O trabalho de Lino Villaventura tem características muito marcantes. Ele é o tipo de designer que tende a ignorar o vaivém das tendências e qualquer que seja o visual do momento. Lino faz moda com o coração e seu último desfile, apresentado no domingo (12.11) na SPFW N56 é a prova de que ele não nega as investidas do seu desejo.

Celebrando 45 anos de história, o repertório de sua marca – sempre pautada e reconhecida nacionalmente pela qualidade de certas técnicas, como a das nervuras, dos bordados e dos patchworks – se expande ainda mais.

Lino Villaventura SPFW N56 4

Lino Villaventura. Zé Takahashi/ @agfotosite

Exemplo disso é o começo da apresentação, com meias ultracoloridas e sobrepostas, tênis com amortecedor, tecidos mais elásticos e toda uma energia oitentista. Quase como uma releitura à la Villaventura do figurino de Jane Fonda em seus vídeos de ginástica na televisão estadunidense tão famosos na década.

Lino Villaventura SPFW N56 3

Lino Villaventura. Zé Takahashi/ @agfotosite

Na sequência, as cores vibrantes se mantêm, mas entram em cena looks mais dramáticos. Drama, aliás, que se intensifica no decorrer do desfile até explodir em um último look digno de tapete vermelho. As referências aqui são múltiplas, díspares até. 

Lino Villaventura SPFW N56foto Ze Takahashi @agfotosite

Lino Villaventura. Zé Takahashi/ @agfotosite

No backstage, Lino disse que não queria olhar para o passado, ainda que esteja celebrando um importante aniversário. Talvez, o intuito tenha sido o de mostrar o quanto seu estilo – tão repleto de detalhes e modelagens, à princípio, pouco usuais – cabe em diferentes cenários e em clientes de todo o tipo.

Lino Villaventura SPFW N56 6

Lino Villaventura. Zé Takahashi/ @agfotosite

No fim, boa parte daqueles 70 looks não demonstram a overdose de texturas, manualidades, recortes e tudo mais que lhe é peculiar. Sinal dos tempos? Pode ser. Todo mundo está baixando o tom, simplificando o que for possível. 

Neste desfile de aniversário na SPFFW N56, as características mais marcantes de Lino Villaventura foram diluídas. Perde-se o impacto de passarela, ganha-se um produto mais comercial, que parece entrar no guarda-roupa da maioria das pessoas com menos dificuldade.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes