PUBLICIDADE

A Stella McCartney e a Hermès anunciaram que irão usar couro de cogumelo em suas roupas. Nos últimos anos, as marcas trabalharam, separadamente, para desenvolver alternativas sustentáveis, veganas e livres de crueldade animal ao couro, e adotaram um tecido criado em parceria com laboratórios, como o MycoWorks e o Bolt Threads.

Paris Jackson, filha de Michael Jackson, vestiu as duas primeiras peças assinadas por Stella McCartney que usam a nova tecnologia, chamada Mylo, em campanha divulgada neste sábado (20.03) — um cropped e uma calça. Os modelos não estão à venda, mas a grife da estilista londrina espera lançar essas e outras peças de couro de cogumelo no mercado em breve.


Já a Hermès irá desenvolver uma versão vegana da bolsa Victoria. A marca, no entanto, não pretende abrir mão de produzir bolsas de couro animal, mas sim criar uma nova linhas de produtos.

Tanto os laboratórios MycoWorks, que trabalha com a Hermès, quanto o Bolt Threads, parceiro de Stella McCartney, usam cogumelos desenvolvidos em laboratório na criação dos tecidos. Há anos a indústria da moda tenta substituir o couro, mas as soluções adotadas até agora não eram exatamente sustentáveis. Apesar de não terem origem animal, os tecidos que imitam o couro, ou se colocavam como alternativa a ele, eram feitos de derivados do petróleo, que também poluem o meio-ambiente — ao contrário do cogumelo.

PUBLICIDADE




Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE