Sustentabilidade tá na moda – e na Sapucaí
Estreante na passarela do samba, o Grupo Soma investe no primeiro camarote carbono neutro do sambódromo.
Se a passarela do samba é uma fonte inesgotável de inspiração para a passarela da moda, a moda também tem como contribuir com a folia – e não se trata aqui de looks fashionistas ou personalidades VIPs nos camarotes, mas, sim, de iniciativas que têm a sustentabilidade como premissa.
Ainda que a indústria da moda seja uma das mais poluentes do mundo, ou talvez exatamente por isso mesmo, muita coisa legal anda sendo debatida e colocada em prática nessa seara. Um bom exemplo disso pode ser visto no Grupo Soma, detentor das marcas Animale, Farm, Hering, Cris Barros, NV, Foxton, Dzarm, Maria Filó e Fábula.
“Somos uma empresa Carbono Neutro desde 2020, quando realizamos nosso primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa com o apoio da Way Carbon. Somos signatários da Ambição 1.5 graus do Pacto Global e estamos alinhados às metas Net Zero dos escopos 1 e 2 até 2030 e do escopo 3 até 2050. Em 2022, as 75.068 toneladas de GEE mapeadas na nossa operação foram compensadas através da compra de créditos de carbono provenientes de energia renovável e biogás (75%) e de restauro florestal (25%)”, conta Taciana Abreu, head de sustentabilidade do grupo.
Não à toa, o mesmo compromisso com a sustentabilidade pode ser visto em todo camarote armado pelo conglomerado fashion na Sapucaí – entram na conta de compensação de emissões de carbono o transporte dos convidados e das atrações, o consumo de energia e os materiais cenográficos, por exemplo.
Já os pratos e talheres são 100% biodegradáveis e compostáveis, feitos de planta, com cor natural e carbono neutro de saída. Mais: o décor, assinado por Gringo Cardia, tem como premissa pilares sociais e ambientais, vide as luminárias das escadas, um dos espaços mais instagramáveis, assinadas pelos Pirilampos do Planeta, projeto de educação ambiental que desenvolve esculturas através do reaproveitamento de resíduos.
Sustentabilidade no peito
Outro destaque no quesito sustentabilidade fica por conta dos abadás, que, além de lindos e customizados, foram feitos com malha Hering 100% algodão e fibra eco responsável utilizada nas peças estampadas LENZING™ ECOVERO™, referência mundial quando se fala em fibra de viscose produzida a partir de fontes renováveis de madeira e que geram até 50% menos emissões de CO2 e impacto na água em sua fabricação quando comparada com outras viscoses.
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“A adoção de iniciativas com impacto social e ambiental positivo no camarote neste Carnaval é a continuidade de um trabalho que tem sido feito diariamente no ambiente corporativo. Serão 5 dias na Sapucaí com o mesmo propósito dos 365 da companhia.”, reforça Taciana Abreu.
Por fim, o Grupo SOMA também firmou uma parceria com a BRIFW para desenvolver colecionáveis digitais que irão beneficiar causas sociais.
Os colecionáveis foram criados pela equipe da BRIFW e carregam as artes de Moara Tupinambá, de Belém do Pará, que percorre a ancestralidade e a resistência dos povos indígenas, e pelo figurinista baiano J. Cunha, responsável pela concepção visual e estética do bloco afro Ilê Aiyê durante 25 anos. A renda obtida será revertida para o Departamento de Mulheres Indígenas do CITA – Conselho Indígena Tapajós Arapiuns, atuante nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra.
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