Não é só Wagner Moura: aparentemente, todo mundo ama o sapato tabi
Com um fã-clube cada vez mais numeroso, o sapato tabi segue no centro das atenções da moda.
Você provavelmente já cruzou com o polêmico sapato tabi: seja nos feeds das redes sociais, em cliques de street style ou até nas ruas, o modelo “pata de camelo” deixou de ser encarado como algo de nicho para marcar presença massiva na moda atual.
O corte que separa o dedão dos demais remete a modelos japoneses do século 15, mas ganhou uma nova leitura com Martin Margiela. O estilista belga levou o formato às suas coleções a partir de 1983 e, desde então, é considerado o grande responsável por popularizar o calçado nos países ocidentais.
Com as redes sociais, o calçado segue conquistando espaço e adeptos, entre eles, o brasileiro Wagner Moura. Neste último domingo (11.01), o ator escolheu o tabi para compor seu visual para o Globo de Ouro 2026, premiação na qual levou o troféu de melhor ator em filme de drama. Mas ele não está sozinho: muitas mulheres já se apegam ao sapato para turbinar suas produções. Abaixo, trazemos algumas maneiras de usá-lo na rotina. Que tal entrar para o time?
Casual cool

Foto: Getty Images
Com sua aparência peculiar, não é raro que o sapato tabi surja com em produções descoladas e caprichadas em informação de moda. Aqui, por exemplo, o calçado complementa um look que traz uma saia de estampa xadrez (associada aos grupos alternativos, como o indie e o grunge) e uma dupla camada de camisetas. Percebeu como a camiseta bege de mangas curtas aparece por cima de uma outra de mangas longas? Puro charme!
LEIA MAIS: 7 LOOKS COM TABI PARA SALVAR NA PASTINHA DE INSPIRAÇÕES
Modern love

Foto: Getty Images
Para um visual rápido, mas igualmente estiloso, tente combinar o sapato tabi com vestidos. Bônus se você optar por modelitos que fogem do mood do sapato, como é caso do romântico e sensual vestido-camisola com detalhes de renda.
Básico com twist

Foto: Getty Images
As combinações básicas do dia a dia ganham uma nova leitura com a adição do sapato tabi à equação. Ao lado da calça jeans e da jaqueta de couro, ele entra como aquela peça que foge óbvio, somando estilo ao resultado final.
Comfy style

Foto: Getty Images
O truque de adicionar o sapato tabi como um elemento inusitado também funciona para as produções mais comfy. No inverno, vale levá-lo às composições quentinhas, com calças de lã, para injetar um ponto de tendência à fórmula.
LEIA MAIS: SAPATOS ESTILO TABI: 8 MODELOS PARA EXPLORAR A ESTÉTICA CULT
Esportivo fashion

Foto: Getty Images
Misturar referências para provocar contrastes dentro do guarda-roupa é um recurso recorrente entre fashionistas. Vale seguir a dica e tentar misturar o leve com o estruturado, o casual com o formal ou o esportivo com o social. O último, aliás, é a aposta da produção acima: a camisa de alfaiataria e a calça esportiva criam um contraponto descolado, enquanto o sapato tabi faz o arremate final.
Contraste

Foto: Getty Images
Seguindo a dica acima, considere combinar a estrutura e o peso do sapato tabi com roupas fluidas e cheias de movimento, como é caso das calças Aladim. O resultado é um match interessante de texturas, volumes e tendências.
Look social

Foto: Getty Images
LEIA MAIS: TABI: CONHEÇA A HISTÓRIA DO SAPATO DO WAGNER MOURA NO GLOBO DE OURO
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



